Documentos

Carteiras de trabalho ficam esquecidas e acumuladas em processos na Justiça do Trabalho

A carteira de trabalho é fundamental para o trabalhador ter acesso a alguns direitos, inclusive a aposentadoria.

04/02/2016 às 16h17, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Centenas de carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão acumuladas em processos já conclusos nas seis varas do fórum da Justiça do Trabalho em Feira de Santana. O diretor da 4ª Vara do Trabalho Valman Peixoto destacou a importância do documento e pediu encarecidamente que as pessoas que deixaram o seu documento possam resgatá-lo, pois a carteira de trabalho é fundamental para o trabalhador ter acesso a alguns direitos, inclusive a aposentadoria.

“A Justiça do Trabalho tem o seu papel social de dar a cada um o que é seu. O cidadão resolve as suas questões trabalhistas e por vezes se esquece de buscar sua carteira de trabalho, que é um documento importantíssimo. Futuramente ele vai sentir falta, porque é na carteira de trabalho que são anotados todos os dados do tempo e locais de trabalho. Isso é importante, inclusive no momento da aposentadoria.

Walman ressaltou também que quando o documento fica esquecido e acumulado na Justiça do Trabalho o processo não pode nem ser arquivado. “Se a pessoa não vier buscar a gente não pode nem arquivar o processo. O processo fica aqui, aguardando o comparecimento. A Justiça do Trabalho presta esse serviço e nós queremos que a justiça seja feita e que os documentos sejam devolvidos. Peço encarecidamente que o reclamante, o trabalhador possam resgatar os seus documentos”, afirmou.

O diretor destacou que em média estão acumuladas cerca de 600 carteiras de trabalho a espera de seus respectivos donos.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade