Daniela Cardoso
Dezenas de pessoas participaram neste domingo (31) da Lavagem da Praça da Matriz, que não era realizada na cidade de Feira de Santana há 30 anos. Georgeton Rios, que é um dos organizadores da festa, disse que ficou muito feliz em ver as pessoas na rua participando do evento.
“A volta se torna uma coisa cultural e já estamos pensando em ampliar para o próximo ano com três dias. Acho que valeu a ideia da retomada dessa festa, que é pública. A gente fica sentido com a falta de alguns grupos folclóricos aqui e esperamos que no próximo ano todos possam participar”, afirmou.
O professor Raimundo Luiz de Oliveira Lopes, também destacou a importância de retomar a festa. “É muito importante esse resgaste. É importante dizer que o sagrado e o profano, ao longo da história do homem, sempre andaram em suas linhas e devemos resgatar isso. Temos aqui uma juventude participando e essa cultura precisa ser representada”, disse.
O auxiliar de ortopedia, Edilson Oliveira Pereira, se fantasiou de cangaceiro e mostrou alegria em participar da Lavagem da Praça da Matriz. “Essa festa mereceu ser retomada. Eu vim muito bem caracterizado de cangaceiro, para todos se empolgarem nessa festa”, afirmou.
A concentração da Lavagem foi no estacionamento da prefeitura e a caminhada percorreu pela Rua Olímpio Vital até o retorno em frente ao Terminal Central, depois percorreu o caminho de volta até a Praça Padre Ovídio.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade