Atualizada às 19:34
Foto: Manu Dias
O Ibope divulgou nesta sexta-feira, 06, a sua primeira pesquisa de intenção de voto para o Governo da Bahia e assim como nas demais pesquisas feitas até agora, o governador e candidato a reeleição, Jaques Wagner lidera nos resultados e ganharia a eleição no primeiro turno.
Com a pergunta "Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?", Jaques Wagner obteve 46% nas intenções de voto. Paulo Souto, candidato do DEM, obteve 19% e Geddel Vieira Lima (PMDB), 11%. O candidato do PSTU, Carlos Nascimento alcançou 1% e os demais candidatos não foram citados. Os votos brancos ou nulos somaram 9% e os indecisos 14%. A pesquisa perguntou também em qual candidato os eleitores não votariam.
O índice de rejeição é liderado por Paulo Souto, que somou 26%, seguido de Luiz Bassuma (PV), que atingiu 20% de rejeição. Geddel Vieira Lima obteve 17%, Wagner 16% e Sandro Santa Bárbara (PCB), 15%, enquanto os candidatos Marcos Mendes (PSOL) e Carlos Nascimento (PSTU) atingiram 3% de rejeição. Para 22% dos entrevistados, se a eleição fosse hoje, eles não saberiam em quem votar, enquanto 15% responderam que votariam em todas as opções.
Avaliação – Para 15% dos entrevistados, a gestão de Jaques Wagner é considerada ótima. Já 38%, consideram a gestão do atual governador boa, 30% regular, 6% ruim, 4% péssima e 4% não souberam ou não quiseram responder.
Senado – O Ibope também divulgou os números para as eleições ao Senado. Com 38%das intenções de voto, o senador César Borges (PR) é o primeiro. Logo em seguida, na disputa pela segunda cadeira da Bahia no Senado estão Lídice da Mata (PSB), com 25%, e Walter Pinheiro (PT), com 23% – tecnicamente empatados. José Ronaldo recebeu 10% das menções e José Carlos Aleluia 7%. Com 4%, aparece o vice-prefeito Edvaldo Brito (PTB), seguido por Carlos Santana (PCB) e Edson Duarte (PV), com 3% cada. Os dois candidatos do PSOL, ZIlmar e França, aparecem com 2% e 1% respectivamente. A pesquisa está regitrada no TRE-BA com o número 26.769/2010.
VEJA TAMBÉM: Ibope mostra Dilma 39% e Serra com 34% na disputa pela Presidência