Rachel Pinto
É grande a procura no Fórum da Justiça Eleitoral de Feira de Santana, para realizar o exame biométrico e confeccionar o título de eleitor pela primeira vez. Muitas pessoas chegam ainda na madrugada e dormem na fila para garantir o atendimento.
A diarista Josélia da Conceição Freitas, chegou às 5h da manhã e não consegui pegar a ficha para ser atendida. “Vim do distrito de São José e não consegui. Quando eu cheguei já tinha muita gente na minha frente e a ficha não foi suficiente porque entregaram poucas fichas. É um descaso com a gente, eu acho que deveria descentralizar o cadastramento e a biometria”, afirmou.
A estudante Jucilene Meireles da Silva tentou fazer o título pela primeira vez, mas também não conseguiu ser atendida. “Vim fazer o título pela primeira vez e encontrei muitas dificuldades, cheguei de madrugada e não fui atendida porque acabou a ficha. Disseram que são apenas 85 senhas distribuídas e 15 delas é preferencial”, contou.
O atendimento preferencial também está encontrando dificuldades no Fórum da Justiça Eleitoral. O plataformista Epson Góes Figueiredo há três dias vem tentando o atendimento para a sua mãe idosa. Segundo ele, a demanda de pessoas que precisam do serviço é muito maior do que o número de fichas oferecidas. “É o terceiro dia que eu venho com minha mãe e encontrei muitas dificuldades para fazer a biometria. Vim hoje 3h da manhã e estou conseguindo agora”, relatou.
Segundo Luciano Souza Leite, chefe do Cartório 156 da Zona Eleitoral e responsável pela central atendimento ao público do Fórum da Justiça Eleitoral de Feira de Santana, a procura para emissão do título de eleitor está muito grande. Ele tranquilizou a população e explicou que o cadastro biométrico poderá ser feito até o ano de 2020.
“Não precisa a população se preocupar, ficar com medo de perder os direitos que o título lhe dá de garantia. Não precisa dormir na fila para ser atendido. Vamos atender toda a população de Feira de Santana até o ano de 2020. Nesse ano eleitoral o eleitor só pode fazer o seu cadastramento biométrico, a sua revisão, ou transferência de título de eleitor até o dia 04 de maio. O eleitor que vota em outro município e deseja votar na eleição, esse ano de 2016 em Feira de Santana, ele tem que vir até o dia 04 de maio para transferir o título para Feira de Santana. E o primeiro título de eleitor quem já completou 18 anos pode vir fazer”, disse.
Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.