Acorda Cidade

Duas associações de comunidades rurais de Feira de Santana receberam um incentivo a mais para a produção de alimentos na economia solidária. Na manhã desta quarta-feira (13) o prefeito José Ronaldo assinou contrato de comodato com as entidades para exploração de prédio e equipamentos.

As entidades beneficiadas foram a Associação de Moradores de Moita da Onça, no distrito de Maria Quitéria, e Associação de Moradores do Sítio do Meio, em Jaguara. Ambas receberam da Prefeitura, por empréstimo de dez anos, podendo ser renovado pelo mesmo período, um imóvel para instalar a sede da associação.
O prefeito José Ronaldo destacou a importância de incentivar a agricultura familiar. “Se eles fossem construir a sede própria iria demorar muito”.

“São associações pequenas que agora passarão a ter local próprio, arejado, podendo desempenhar diversas atividades. Queremos dar vida a essas entidades. Só depende delas funcionarem com muito trabalho e empenho”, ressaltou o secretário de Agricultura, Wellington Andrade.

Além dos prédios, as entidades também receberam equipamentos para a produção de alimentos. A doação foi através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o programa Feira Produtiva. São armários, fogões, liquidificadores industriais, cilindros, raspadores, balança eletrônica e garrafa térmica.

O presidente da Associação de Moradores do Sítio do Meio, Marinaldo Carvalho, já vislumbra melhorias. “Vamos montar uma cozinha comunitária para a produção de sequilhos, aproveitamento de frutas, pão, tempero completo e iogurte”.