Acorda Cidade
Uma das maiores preocupações de empreendedores de todos os segmentos de mercado deve ser o saneamento básico do local onde as suas atividades serão realizadas diariamente. Esse aspecto é ainda mais importante quando as instalações são voltadas à alimentação.
Além de oferecer bons serviços, bares, lanchonetes e restaurantes de todos os portes devem cumprir uma série de exigências, tanto para conquistar a confiança de seu público como para o cumprimento de normas de higiene e segurança.
Um importante aliado para garantir as exigências sanitárias de uma instalação é um dispositivo muito simples, mas que muitas pessoas desconhecem: a caixa de gordura. Saiba mais sobre esse item fundamental para o projeto hidráulico de um estabelecimento.
Para o que serve e como funciona uma caixa de gordura?
Por mais que existam diferentes modelos desse dispositivo, sua função é basicamente uma coletar os resíduos gordurosos de ralos de pias. A medida é muito importante por diversas razões: evitar o entupimento do encanamento doméstico e também evitar que a gordura seja despejada diretamente nas redes de esgoto e saneamento, causando prejuízos ao meio ambiente.
Quando a água gordurosa se esfria, tanto nos encanamentos residenciais e comerciais, tanto nas grandes tubulações dos sistemas residenciais quanto nas grandes tubulações das redes de saneamento básico, a gordura se solidifica e gruda nas paredes dos canos. O resultado, mesmo em curto prazo, são entupimentos de pequeno e grande porte, além do mau cheiro resultante da dificuldade da passagem da água com resíduos.
No entanto, a instalação da caixa de gordura é a medida mais eficiente para evitar esse tipo de transtorno e prejuízos. Tanto que em muitas cidades, o equipamento é obrigatório em todas as construções. A utilização da caixa de gordura também é abordada na NBR 8160, de acordo com a ANBT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O funcionamento da caixa de gordura é realmente simples: ela nada mais é do que um tanque, geralmente confeccionado em PVC, que consegue filtrar a parte gordurosa da água que sai dos ralos das pias. A água livre de gordura sai dos encanamentos e a parte sólida fica depositada na caixa, e deve ser posteriormente retirada e descartada adequadamente.
As caixas de gordura modernas contam com cestos que facilitam remoção dos blocos de gordura, ou mesmo podem contar com ativos biológicos, que são produtos elaborados com micro-organismos que se alimentam da gordura acumulada no tanque da caixa.
É muito importante não se esquecer desse equipamento básico, porém extremamente importante para as instalações do estabelecimento e também para seu funcionamento consciente, sem agressões ao meio ambiente.