Informações de inscritos no Enem vazam na internet

Inep esclarece o fato ocorrido com os inscritos. A direção do instituto apura causas e responsabilidades do mesmo.

Informações de inscritos no Enem vazam na internet Informações de inscritos no Enem vazam na internet Informações de inscritos no Enem vazam na internet Informações de inscritos no Enem vazam na internet

Informações sigilosas dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazaram na internet, na terça-feira (3), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inpe), responsável pela organização da prova.Os dados disponíveis no site eram de estudantes inscritos nos exames de 2007, 2008 e 2009. Foram exibidas informações como nome, RG, CPF, notas e número da matrícula, que deveriam ser mantidas em sigilo.  Assim que foi constatado o erro, houve a correção. O Ministério da Educação afirma que vai apurar o que houve e já admite até a possibilidade de demissão dos responsáveis  Ainda segundo o ógão, a falha não compromete o resultado das três últimas edições do exame. (G1)

O Inep divulgou a seguinte nota

A propósito das notícias publicadas nesta quarta-feira, 4, sobre os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007, 2008 e 2009, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) esclarece:

1. As informações sobre os inscritos, dispostas em banco de dados do Inep, eram armazenadas em área reservada da página eletrônica do instituto, com endereço específico, e liberadas para as instituições de educação superior que as pedissem para utilização em seus processos seletivos. As instituições comprometiam-se a não divulgar os dados e teriam acesso a eles por meio de usuário e senha.

2. Ao tomar conhecimento de que o endereço na área reservada se tornara público, o Inep fechou o endereço específico.

3. A direção do Inep apura causas e responsabilidades sobre o ocorrido