Helvio Romero/AE
Foto: Juvenal Martins/Acorda Cidade
O ato de inauguração do Comitê da primeira dama, Graça Pimenta (PR), deixou evidente que na política não há partidos, há divisões por interesses, ou melhor, uma mistura por interesses. Ontem (28), durante a inauguração, o prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta (DEM), fez questão de anunciar e agradecer as presenças do ex-ministro e candidato a governador do estado Geddel Vieira Lima (PMDB), do senador César Borges (PR) e também do deputado federal Colbert Martins (PMDB). O interessante em tudo isto, é que o Prefeito é democrata e democraticamente apóia todos, sem grandes distinções.
Foto: Juvenal Martins/Acorda Cidade
Correligionários, amigos e populares participaram do ato.
Foto: Juvenal Martins/Acorda Cidade
O trânsito ficou congestionado durante a inauguração do Comitê.
Diário Oficial publica nomeação de novo presidente dos Correios
O “Diário Oficial” da União publicou nesta quinta-feira (29) a nomeação de David José de Matos para o cargo de presidente dos Correios e a exoneração de Carlos Henrique Almeida Custódio, que ocupava o cargo desde julho de 2006. Também foi publicada a nomeação de dois novos diretores para a empresa, Nelson Luiz Oliveira de Freitas e Eduardo Artur Rodrigues Silva que vão ocupar, respectivamente, as áreas de Recursos Humanos e de Operações. Os ocupantes desses cargos eram Pedro Magalhães e Marco Antônio Marques de Oliveira. (Folha de São Paulo)
Índice que reajusta aluguel tem alta de 5,79% em um ano
A inflação mensurada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços — Mercado), usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, subiu 0,15% em julho, ante alta de 0,85% em junho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). No ano, a variação foi de 5,85%, enquanto nos últimos 12 meses foi de 5,79%. O IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) apresentou alta de 0,20%. No mês anterior, a taxa foi de 1,09%. O índice relativo aos bens finais recuou 0,34%, em julho. Em junho, este grupo de produtos mostrou variação negativa de 0,42%. Contribuiu para a aceleração o subgrupo alimentos processados, cuja taxa de variação passou de -2,48% para -0,30%. Excluindo-se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de bens finais (ex) registrou variação negativa de 0,01%. Em junho, o recuo havia sido de 0,48%. (Folha Online)
Anac estuda ‘lei seca’ para quem atua na aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu para consulta pública uma nova regulamentação contra o consumo de álcool e drogas entre funcionários de empresas de aviação: desde pilotos até mecânicos e comissários. Qualquer pessoa pode ler o projeto no site da Anac (www.anac.gov.br), baixar o formulário e passar sua sugestão pelo e-mail da agência até as 18h de 18 de agosto. A agência espera que o regulamento entre em vigor ainda no primeiro semestre de 2011. (G1)
Estudante da Uefs faz intercâmbio no México
O aluno Filip de Souza Polli, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi selecionado pelo Programa Bolsa Intercâmbio e vai estudar durante seis meses na Universidad Nacional Autónoma de México (Unam). Primeiro estudante da Uefs a fazer intercâmbio em um país da América Latina, Polli escolheu o México “por ser um país de rica herança cultural e com uma história política que desperta o interesse de pessoas que participam de movimentos estudantis”. O intercâmbio foi assinado nesta quarta-feira (28) pelo vice-reitor Washington Almeida Moura, pela coordenadora de Intercâmbio, Raquel Vale, e por Filip Polli. A Uefs é responsável pela viabilização do convênio com universidades do exterior e disponibiliza uma bolsa mensal no valor de R$ 765 para ajuda de custo. Na Unam, Filip Polli vai cursar três disciplinas no curso de Biologia e trocar experiências para depois compartilhar conteúdos e informações com os colegas brasileiros. Ele pretende participar da 2ª Conferência Mundial do Clima, que será realizada no México. A Unam, lembrou, é considerada a universidade mais antiga das Américas. “Além disso, em 2010 é comemorado os 100 anos da Revolução Mexicana”. A Uefs possui dez vagas do Programa Bolsa Intercâmbio, número que em 2011 deverá ser ampliado para 20 através de parcerias como o Universia Brasil. O vice-reitor Washington Moura afirmou que contatos são mantidos com outras instituições para elevar a quantidade de bolsas. Hoje, outros quatro estudantes da Uefs fazem intercâmbio no exterior. São três em Portugal e um na França. Há previsão para nova seleção em agosto. (Ascom Uefs)
Dilma e Serra não contestarão multas por propaganda eleitoral antecipada na TV
Os advogados dos principais candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), afirmaram que não recorrerão de algumas multas aplicadas aos políticos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Das sete multas aplicadas a Dilma até agora, três não serão objeto de recurso. Serra também não contestará uma das quatro multas impostas a ele. A terceira candidata mais bem colocada nas pesquisas, Marina Silva, ainda não foi multada pela Corte. Apesar de os processos referentes a cada candidato serem diferentes entre si, o motivo que está levando os advogados a não entrarem com recurso é o mesmo: condenações por propaganda eleitoral em inserções destinadas a veiculação de propaganda partidária gratuita. O início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa dia 17 de agosto. (Folha Online)
MPF denuncia ex-diretor do Senado por improbidade
O procurador da República no Distrito Federal Bruno Calabrich solicitou junto à 16ª Vara Federal a abertura de ação por improbidade administrativa contra o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi. O membro do Ministério Público Federal (MPF) acusa Zoghbi de ter ocupado de maneira irregular, entre 2003 e 2009, um imóvel funcional administrado pela Casa, mas de propriedade da União. A ação pede ressarcimento aos cofres públicos do valor gasto no período da ocupação, bem como aplicação de punição ao ex-diretor, que havia repassado a parentes o usufruto do imóvel. A lei nº 8.025/90, que versa sobre ocorrências de posse irregular de imóveis funcionais, estabelece que a multa a ser aplicada em caso de infração é equivalente a dez vezes o valor da taxa de uso. O cálculo, diz a lei, deve ser aplicado a cada período de 30 dias de retenção do imóvel (seja em razão do usufruto irregular ou devido a procedimento como reforma), após a perda da prerrogativa de ocupação. (Congresso em Foco)
PT diz que não financiará campanha de aliados
A equipe da candidata Dilma Rousseff decidiu que não irá assumir o financiamento de campanhas de partidos aliados na eleição de 2010, como já ocorreu no passado. Segundo relato de um assessor da petista, cada um terá de cuidar diretamente do financiamento de sua eleição neste ano. O PT, contudo, não deixará de ajudar pelo menos indiretamente os aliados. A estratégia será pedir a empresários que financiem alguns candidatos da coligação. Ou seja, em vez de receber doações de campanha e repassá-las a candidatos da base governista, a orientação será solicitar que as empresas depositem diretamente na conta desses aliados. A decisão foi tomada pelos coordenadores da equipe de Dilma na busca de tentar evitar perda de controle sobre gastos e montagem de operações pós-campanha para quitar dívidas de aliados. (Folha Online)
Collor é proibido de usar nome de Lula e Dilma em jingle
Foto: Divulgação/Google
O senador Fernando Collor de Mello, candidato ao governo de Alagoas pelo PTB, está proibido de usar o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, em suas propagandas eleitorais. A decisão da Justiça Eleitoral atende a uma representação da coligação “Frente Popular por Alagoas”, que tem como candidato ao governo o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT). A decisão foi tomada hoje à noite, que determina prazo de 24 horas para a coligação “O povo no governo” cumprir a decisão e retirar do jingle o trecho em que cita Lula e Dilma: “É Lula apoiando Collor, e Collor apoiando Dilma pelos mais carentes… e os três para o bem da gente.” (Agência Estado)
Marina abandona idéias de campanhas anteriores do PV
Foto: Ivan Pacheco/Terra
Descriminalização da maconha e do aborto, fim do serviço militar obrigatório, criação de “ecotaxas” para coibir o consumo de gasolina e a produção de automóveis. Estas são algumas bandeiras que marcaram as duas primeiras candidaturas do PV à Presidência, mas foram descartadas pela campanha de Marina Silva em 2010. À exceção das causas ecológicas, as diretrizes do programa de governo da senadora pouco lembram as plataformas de Fernando Gabeira, em 1989, e Alfredo Sirkis, em 1998. Os dois receberam menos de 1% dos votos. Apresentado por Marina anteontem, o documento “Juntos pelo Brasil que queremos” evita polêmicas que possam contrariar o eleitor conservador, os militares ou as convicções religiosas da candidata, que é evangélica. Na área econômica, promete manter a política vigente e condena a criação de novos impostos, num aceno a empresários e doadores. (Folha Online)
Comitê de Serra dispõe de um ‘esquadrão anti-boato’
Foto: Gilvado Barbosa
O comitê de campanha do presidenciável José Serra (PSDB) montou um “esquadrão antiboato”. É composto por 15 equipes de repórteres e cinegrafistas. Percorrem o país à procura de “boatos”. Produzem relatórios para o núcleo de marketing da campanha, comandado pelo jornalista Luiz Gonzalez. Em privado, Serra se diz convencido de que o PT, partido de Dilma Rousseff, espalha rumores com o intuito de prejudicar sua campanha. A opinião é compartilhada pelos operadores do comitê tucano. Num cenário de disputa apertada, decidiu-se priorizar a desmontagem das supostas aleivosias. Na madrugada de quarta, plugado à web, Serra rebateu, em resposta a um internauta, um dos “boatos” que considera mais frequentes: “É claro que não é verdade”, anotou Serra no Twitter. “Privatização do Banco do Brasil é puro terrorismo eleitoral.” (Folha Online)
Lojas de cosméticos perdem um cliente
Foto: Ney Silva- Acorda Cidade
Após o trabalho de cobertura dos jogos da Copa do Mundo, o repórter Paulo José (PJ) resolveu manter a cor natural dos seus cabelos. Para PJ, o “grisalho” ficou muito mais bonito e evidencia a sua originalidade. Acredito que ele tem razão.
Acorda Cidade e as novas tecnologias
Foto: Andrea Trindade/ Acorda Cida
A nova Era Tecnológica exige mudanças imediatas. O Acorda Cidade, por exemplo, está implantando e utilizando novos softwares para programação e adquirindo equipamentos mais modernos para o trabalho jornalístico. Além dos gravadores e máquinas fotográficas digitais, a equipe já pode contar com o modelo Zoom H 4n Handy Recorder. O handy é um gravador compacto, com apenas 280 gramas, equipado com um microfone condensador estéreo de altíssima qualidade, configurado em XY, além de um alto-falante interno, com um gravador em cartão SD, um mixer e efeitos internos. “O recurso permite realizar diversas funções ao mesmo tempo é muito bom”, avalia o repórter Ed Santos.
Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade
Falta de merenda nas escolas
Embora o secretário de educação do município, professor José Raimundo, afirme que “não falta merenda nas escolas municipais” e que o “alimento é de boa qualidade”, as reclamações continuam. Hoje (29), o programa Acorda Cidade recebeu uma série de reclamações. Entre as unidades de ensino que estão sem merenda, segundo os ouvintes, estão: Escola Jacira Almeida – Feira IV, Escola Isaías Carneiro – Jaguara e Escola Maria Emília Pedra Braga, também em Jaguara.
Regras para carro de som
Os carros de som, com propagandas políticas, já estão circulando no centro de Feira de Santana. O barulho de alguns veículos, também, já causa um certo descontentamento entre as pessoas que circulam no centro da cidade. Para os políticos, e os profissionais que trabalham com este tipo de publicidade, vale lembrar que a Justiça Eleitoral tem regras para este tipo de atividade. Em Salvador, por exemplo a propaganda eleitoral só pode ser realizada entre 8 e 21horas, e o volume máxima permitido é de 70 decibéis.
Banda larga do atraso
Para o articulista do jornal A Tarde, Hélio Pólvora (membro da Academia de letras da Bahia), a banda larga no Brasil é um desastre. “Ela oferece, em geral, entre um a três megas, sem que chegue, na prática, a um terço disso. Comparada a de outros países, é uma carroça alinhada a uma ferrari no ponto de partida”, observa Pólvora. Sobre o novo Plano Geral de Outorgas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), direcionado ao serviço de banda larga, o articulista indica um certo temor, pois o serviço pode piorar e ficar mais caro. O novo plano traria como um dos seus principais pontos o compartilhamento de redes, no qual as telefonias fixas ficariam limitadas à prestação de serviços nesta área e a telefonia a cabo seria ampliada de modo a receber as companhias operadas de banda larga.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veículos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.