Daniela Cardoso e Ney Silva 

Os terminais de ônibus Sul, Norte e Centro vão passar por pequenos reparos em suas instalações até a Prefeitura, através de licitação, contratar uma empresa para administrá-los. A informação foi dada pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Nascimento Boaventura, em resposta à reclamação da comunidade sobre as péssimas condições desses equipamentos públicos, principalmente os sanitários, divulgada no site Acorda Cidade. O secretário informou que já iniciou um levantamento dessa situação.

“Já percorremos todos os terminais, estivemos com uma equipe de engenheiros, fizemos todo o levantamento e já temos um diagnóstico. Não podemos tampar o sol com peneira. Reconhecemos que a situação dos terminais merece uma atenção especial e isso está sendo feito. Em conversa com o prefeito, já houve a sinalização dessa licitação. Enquanto isso, em caráter emergencial, alguns reparos já estão sendo feitos”, informou.

Leia também: Usuários do terminal central reclamam de mau cheiro e abandono de banheiros

Sobre a questão dos vasos sanitários, o secretário Pedro Nascimento afirmou que essa não é uma questão somente da prefeitura, mas também da população, que, de acordo com ele, deve zelar pelo espaço.

“Acho que é uma questão que deve aflorar com mais vigor à própria cidadania. Temos pessoas que chegam em um equipamento daquele e quebram os vasos sanitários com chutes, colocam papel dentro dos vasos, pintam as paredes, satisfazem as necessidades no chão, quebram as portas. Com isso quem sofre é a população que precisa daquele equipamento. A gente faz um apelo para que as pessoas utilizem com critério e preservem esse bem, que embora público, cada um deve tomar conta”, afirmou.

Segundo o secretário, a empresa que ganhar a licitação terá um trabalho amplo. “Ela vai explorar e organizar todos os ambientes, além de proporcionar a segurança. Licitação tem prazo e nós estamos trabalhando de forma emergencial para minorar essa situação”, destacou.