Andrea Trindade
Nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, é comemorado o Dia do Astrônomo. A data foi escolhida em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que era um entusiasta das ciências astronômicas e fazia aniversário neste dia.
A data é comemorada em Feira de Santana desde 2011 quando foi sancionada a Lei nº 95/2011, de autoria do ex-vereador Ângelo Mario Cerqueira de Almeida. A lei oficializou a inclusão do dia 2 de dezembro no calendário Oficial de Eventos da cidade para comemorar do Dia do Astrônomo com atividades que contribuam para uma reflexão e divulgação da Astronomia na região de Feira de Santana.
A notícia foi recebida com entusiasmo pelos membros do Clube de Astronomia de Feira de Santana (Cafs), que realizam atividades voltadas para a disseminação da astronomia em Feira e diversas cidades do interior da Bahia, além de participar de encontros nacionais e internacionais.
Nesta semana, nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, os membros do Cafs participam do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual: Ciência, Arte, Esporte e Cultura, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Eles montaram um stand no evento que tem chamado atenção dos visitantes.
Para conhecer melhor ou até mesmo fazer parte do Cafs, basta participar das reuniões e atividades do grupo todos os sábados a partir das 17h30 no auditório do Observatório Astronômico Antares (OAA), no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. O Cafs faz parte do projeto de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) através do OAA.
O encontro estudantil representa oportunidade para os alunos compartilharem experiências e conhecerem diversas linguagens do conhecimento desenvolvidas a partir da escola. Organizado pela Secretaria da Educação do Estado, o encontro apresenta os projetos que passaram por seleção, incluindo formatos como vídeo, música, poesia, dança, canto, pintura, instalações, ciência, tecnologia e esportes. Para o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o evento é a culminância de um trabalho desenvolvido pelos alunos, incentivados pelos professores, durante todo o ano de 2015.