Daniela Cardoso
Uma gincana cultural com o objetivo de estimular a criatividade e o ensino dos estudantes, além de promover o lado social, foi realizada ontem e hoje no colégio Menino Jesus de Praga, em Feira de Santana. A professora Chacauana Araújo dos Santos, que é vice-diretora do colégio, informou que a escola tem a tradição de sempre fazer um projeto cultural ao longo do ano e que desta vez o direcionamento pela gincana foi feita através de sugestões de alunos.
“Resolvemos abraçar a ideia dos alunos. Fizemos uma gincana cultural, onde a escola ficou dividida em cinco equipes, cada uma representando uma região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste). As provas da gincana estiveram sempre voltadas no intuito deles apresentarem a cultura da região a qual eles estavam representando”, explicou.
Os alunos fizeram apresentações de dança, paródia, poema, sempre destacando a cultura das regiões. Além do ganho cultural, conforme destacou a diretora, também foi pensado no lado social, sendo uma das provas da gincana a arrecadação de alimentos, que serão doados para três instituições que tem como caráter atender a população carente em Feira de Santana.
“Mais de 400 quilos de alimentos foram arrecadados e três instituições serão beneficiadas. Os alunos pesquisaram, tiveram que estudar bastante a cultura de cada região pra chegar aqui e apresentar para os jurados da melhor maneira. Foi um trabalho muito proveitoso”, destacou a professora Chacauana Araújo.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade