Feira de Santana

Muito calor? Temperaturas devem ultrapassar os 37 graus em Feira

Quem comemorou o aumento da temperatura foi o vendedor de água mineral Evandro Silva, de 38 anos.

Muito calor? Temperaturas devem ultrapassar os 37 graus em Feira Muito calor? Temperaturas devem ultrapassar os 37 graus em Feira Muito calor? Temperaturas devem ultrapassar os 37 graus em Feira Muito calor? Temperaturas devem ultrapassar os 37 graus em Feira

Laiane Cruz

Gente se abanando pelas ruas, limpando o suor da testa, e para algumas mulheres, a blusa de alcinha tornou-se a melhor opção para sair de casa e enfrentar esse calorão. A temperatura em Feira de Santana está chegando aos 37 graus em alguns dias da semana. A população, claro, já sentiu na pele, mas a previsão indica que as máximas devem aumentar.

Quem comemorou o aumento da temperatura foi o vendedor de água mineral Evandro Silva, de 38 anos. Com esse calor que atinge a cidade, as vendas do produto também aqueceram. Uma garrafinha é vendida a 2 reais, e segundo o vendedor, são quase 100 vendidas em um único dia no ponto onde trabalha. “Para o mês vai melhorar ainda mais”, acredita.

Já o mototaxista Edielson Lopes disse que circular pelas ruas da cidade ficou mais complicado. “É difícil um calorão desse. Tem que parar na sombra, passar protetor solar e beber muito líquido”, disse, mostrando ainda a importância de usar camisa de manga comprida e luva, para proteger a pele.

Jocival Almeida, que também trabalha com mototáxi, disse que o calor é grande, mas que é preciso superar mais essa dificuldade. “É complicado trabalhar com o calor, mas tem que levar o pão para casa. É o sofrimento de cada dia”, brincou.

E não adianta mesmo desanimar, pois de acordo com a diretora da estação climatológica da Universidade de Feira de Santana (Uefs), Rosângela Leal, esse é apenas o início do aquecimento com a chegada do verão. “Realmente as temperaturas estão elevadas. As máximas estão dando em torno de 37 graus entre meio-dia e duas horas da tarde. E a expectativa é que esse calor se mantenha”, afirmou.

De acordo com Rosângela, a maior temperatura registrada na cidade nos últimos 15 dias foi a de 37.8 graus. Ela explica, também, que como choveu pouco em outubro, deverá ter chuvas de trovoada este ano em Feira, as chamadas ‘chuvas de verão’, beneficiando a zona rural do município, que sofre bastante com a estiagem. “Os dias estão amanhecendo nublados. Isso cria um vórtice de alta pressão e vai chegar o momento em que teremos uma intensa chuva”.

A diretora da estação informa que para minimizar o calor intenso na área urbana de Feira seria necessário melhorar o processo de arborização da cidade, uma vez que as árvores criam uma barreira de proteção, absorvem o calor e reduzem a temperatura. “Em regiões bastante arborizadas, as temperaturas são muito mais amenas”, explicou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.