Política

Validação obrigatória de diplomas de médicos estrangeiros será votada por comissão

A prova tem o propósito de avaliar se esses profissionais de medicina têm os mesmos conhecimentos, habilidades e competências exigidas dos médicos graduados no Brasil.

Validação obrigatória de diplomas de médicos estrangeiros será votada por comissão Validação obrigatória de diplomas de médicos estrangeiros será votada por comissão Validação obrigatória de diplomas de médicos estrangeiros será votada por comissão Validação obrigatória de diplomas de médicos estrangeiros será votada por comissão

Acorda Cidade

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa na terça-feira (17) projeto do ex-senador Paulo Davim que obriga os médicos formados em universidades estrangeiras a passarem pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). A prova tem o propósito de avaliar se esses profissionais de medicina têm os mesmos conhecimentos, habilidades e competências exigidas dos médicos graduados no Brasil (PLS 138/2012).

O relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), é favorável ao projeto, com a apresentação de uma emenda que obriga os candidatos a comprovarem a realização de residência médica por período mínimo de dois anos no país em que o curso foi realizado ou em um terceiro país.

Serão realizadas duas votações nominais: uma para o projeto e outra para a emenda.

A revalidação tornou-se uma das principais reivindicações das entidades médicas brasileiras desde que a presidente Dilma Rousseff, em seu primeiro mandato, lançou o Programa Mais Médicos, utilizando em sua implantação grande número de médicos estrangeiros.

A reunião está marcada para 11h30 e tem mais dez projetos e dois requerimentos na pauta. Incluem-se entre eles o PLS 417/2013, que institui o Dia Nacional de Combate à Tortura, e o PLS 488/2015, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB) para valorizar e incentivar o desporto escolar.