Acorda Cidade
O governador Rui Costa inaugurou, na manhã de segunda-feira (09), em Ilhéus, a maior obra já executada pela Bahiagás: o Gasoduto Itabuna-Ilhéus. Que é, também, o maior investimento com participação do Governo do Estado na Região Sul da Bahia, desde 2013. Na oportunidade, foi assinada também a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional da Costa do Cacau. E anunciada a retomada das obras da Ponte do Pontal e da Barragem do Rio Colônia, além da duplicação da BR-415, que liga as cidade de Ilhéus e Itabuna.
O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou os benefícios para a cidade de Ilhéus com a chegada do gás natural. “A Bahiagás já atendia a vizinha cidade de Itabuna e também um parceiro do Distrito Industrial de Ilhéus, que recebia o combustível no modal GNC (Gás Natural Comprimido), transportado em carretas. Agora (desde junho deste ano), com a chegada do gás canalizado, outras indústrias já estão utilizando o energético. Com um combustível economicamente mais vantajoso, as empresas crescem e geram mais desenvolvimento para a região”. pontuou Gavazza.
Com previsão de conclusão para o último mês de setembro, o gasoduto entrou em operação desde junho deste ano. O objetivo da Companhia é ampliar a sua rede no município e abastecer a região urbana da Ilhéus com o gás natural para os segmentos industrial, veicular, residencial e comercial.
Investimentos
A Bahiagás investiu um total de R$ 56 milhões na construção do gasoduto. Produzido em aço carbono, a obra possui 37 km de extensão. “A Companhia cumpre, com este investimento, uma das suas diretrizes estratégicas, que é a interiorização do gás natural. E cumpre também uma deliberação do Governo do Estado, que é a de espraiar o desenvolvimento por todas as regiões da Bahia”, afirmou o diretor-presidente da Bahiagás, logo após descerrar, ao lado do governador, a placa alusiva à inauguração do gasoduto.
O novo gasoduto, que inicialmente atenderá à demanda das indústrias instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus, possui capacidade para escoar até 300.000 m³ de gás natural por dia. O governador parabenizou a direção da Bahiagás pela iniciativa, destacando as diversas e importantes intervenções que estão sendo feitas na região. Segundo ele, são ações estruturantes que vão atender demandas estratégicas da região. “O gás natural é um energético competitivo, importante para a atração de investimentos e indústrias, com o novo gasoduto estamos garantindo energia mais limpa e mais barata. Também buscamos saúde para a população, com o novo hospital; garantia de abastecimento de água, com a construção da barragem; além dos investimentos em infraestrutura, com a duplicação da ponte e a duplicação da BR-415”, concluiu o governador.
Gavazza anunciou ainda, durante o evento, o lançamento do Programa de Incentivo para Conversão de Veículos para o uso do Gás Natural. Uma campanha promovida pela Companhia, que vai contemplar mil proprietários de veículos em todo o estado da Bahia, com um bônus no valor de 800 reais para a instalação do Kit de Conversão. “Lançaremos a campanha no mês de dezembro, para aplicar no início do ano seguinte. Os interessados se cadastrarão num canal a ser divulgado no lançamento da campanha e receberão o benefício na ocasião da realização do serviço”, explicou.