Laiane Cruz

O governador Rui Costa esteve nesta sexta-feira (6), em Feira de Santana, para assinar o acordo de cooperação técnica para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico do município, com a interveniência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A execução do projeto custará 2,4 milhões de reais aos cofres do estado.

De acordo com Rui Costa, o plano será um investimento de longo prazo e é uma exigência do governo federal para o município, que deve dialogar com a comunidade em todas as fases de sua implantação. “A execução do plano completo, com todas as audiências públicas, todas as cartilhas, todo o material vai custar 2,4 milhões, e o estado está bancando isso para que a cidade tenha um planejamento para os próximos 30 anos em diante de expansão de água e de esgoto”, afirmou.

O governador falou ainda sobre os investimentos da Embasa no município. “A empresa está investindo R$ 43 milhões na chamada área norte de Feira de Santana, para garantir a regularidade do abastecimento, e em janeiro nós iniciamos um novo projeto de R$ 23 milhões para a área leste. Além destes dois investimentos, estamos buscando uma fonte de recursos para uma nova estação de tratamento e uma nova adutora de água, garantindo que não falte água na cidade”, destacou Rui Costa.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho afirmou que antes da assinatura do acordo teve diversas reuniões com a Embasa e a Casa Civil do governo. Segundo ele, já existe uma empresa contratada para elaborar o plano e a previsão de conclusão do projeto é de até um ano e dois meses.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.