Laiane Cruz e Ney Silva
A operação Concorrência Leal deflagrada esta semana pela Secretaria Estadual da Fazenda está fiscalizando 10 mil empresas na Bahia e 3 mil em Feira de Santana. Por dia, 50 empresas feirenses localizadas nos bairros e na área central da cidade estão recebendo a visita de auditores.
De acordo com o coordenador da Inspetoria de Trânsito da Secretaria da Fazenda, Agostinho Chaves dos Santos, a operação vai ocorrer durante o mês de novembro e dezembro, para verificar irregularidades fiscais, ou seja, se o contribuinte está emitindo os cupons fiscais, se as vendas com cartão de crédito estão sendo feitas de forma regular e se os pagamentos regulares mensais estão sendo feitos. Além disso, a ação visa também estimular o contribuinte a cumprir com suas obrigações fiscais de forma espontânea.
“Nesse primeiro momento, nós só iremos autuar se encontrarmos irregularidades flagrantes, como a utilização pela empresa de máquina de cartão de crédito de terceiros. São vinte fiscais com vinte policiais, e a abordagem de carga e descarga continuará sendo feita, além das abordagens às empresas”, informou o coordenador da Sefaz em Feira de Santana.
O proprietário de uma loja na Avenida Presidente Dutra, o comerciante Adelmo Tomé dos Santos, cujo estabelecimento foi inspecionado na manhã de quinta-feira (5), disse que esse tipo de fiscalização é válido porque evita que comerciantes que trabalham de forma desonesta permaneçam no mercado.
“Nós que trabalhamos corretamente, tiramos nossas notas fiscais, enquanto outros concorrentes usam de má fé e não tiram as devidas notas. A gente sempre procura pagar os impostos em dias, e outros não pagam”, observou o comerciante.