Andrea Trindade

O novo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Pedro Nascimento Boaventura, foi empossado no cargo na tarde desta quarta-feira (28), no salão do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). Ele substitui o major Ebenezer Tuy, que foi exonerado do cargo em decorrência de uma notificação da Polícia Militar informando-o que caso ele desejasse renovar sua licença de três anos do órgão teria dificuldades para receber a promoção de carreira e com relação à aposentadoria. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira. Ele atuou na secretaria por dois anos e dez meses.

O novo secretário, que é coronel da Polícia Militar, fez agradecimentos ao prefeito José Ronaldo e prometeu buscar melhorias para os setores administrados pela secretaria como transporte público coletivo e individual e fiscalização de transporte clandestino.

“Estarei disposto a trabalhar 24 horas por dia para resolver as questões da pasta e, para isso, vou contar com a equipe da secretaria e, mais ainda, com todo cidadão e cidadã de Feira de Santana”, ressaltou.

Sobre o transporte clandestino ele disse que tratará o mesmo como tal. “Vamos tratar o transporte clandestino como transporte clandestino. Lógico que teremos uma diretriz, uma relação de respeito com todos que querem trabalhar, mas cientes de que há uma legislação, e se eu não estou acima da lei, o prefeito não está, ninguém está, então quem estiver fora da lei terá que se ajustar. O que queremos é um município que respeite a lei e um cidadão que exerça sua cidadania. Não é utopia e todos vão nos ajudar nessa caminhada. Antes da hora não é hora, depois da hora não é hora e só na hora é hora”, disse.

Ele disse também que vai analisar a estrutura da secretaria e que se necessário fará mudanças. “Sei que é uma secretaria que tem problemas como outra secretaria e outra organização e que eu, juntamente com o pessoal da secretaria, os companheiros dos meios de comunicação de massa e o povo, vamos resolver em todas e quaisquer questões que porventura venham a aparecer. Primeiro vamos chegar na secretaria, fazer o juízo de valor e se houver necessidade de ajuste, com certeza será feito, mas pelo que tenho conversado, sobretudo com o major Tuy, tenho certeza que não teremos grandes problemas”, afirma.

Boaventura foi comandante de unidades da Polícia Militar e comandante de operações, passou pelo comando de todas as regiões, inclusive a Leste e o 1º Batalhão de Feira de Santana. “Só não fui comandante-geral. O que muda é que lá é uma organização militar, mas o gerenciamento de uma organização militar não difere tanto de uma organização civil, e nós estaremos fazendo essa gestão estratégica, seguindo sobretudo as diretrizes do prefeito José Ronaldo, contido na sua plataforma de governo”, declarou.

O prefeito José Ronaldo disse que o coronel é muito experiente e acredita que ele possui os requisitos para administrar a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Essa é uma missão muito árdua, estar à frente da Secretaria de Transportes, e o coronel Boaventura é um homem muito experiente e não está na ativa na polícia. Conheço o coronel há muito tempo e sei da sua vontade de trabalhar. Como esta é uma missão que exige tempo integral, conversamos, ele topou, e eu achei que ele é a pessoa que iria preencher os requisitos necessários para prosseguir nessas mudanças do transporte público de Feira de Santana”, disse o prefeito.

José Ronaldo disse que a notícia do afastamento do major Tuy foi recebida com surpresa. “Quando ele me falou foi uma surpresa, mas totalmente compreensível, porque ele não pode sofrer os prejuízos na sua vida profissional. A passagem de secretaria é provisória, mas a vida militar, que ele escolheu, é para sempre. Se ele não saísse para reassumir sua função, é evidente que ele sofreria um prejuízo maior ainda na sua vida, que objetiva ser tenente coronel”, afirmou o prefeito.

Ele disse que o novo secretário vai encontrar uma situação bem melhor que estava anteriormente na secretaria, por conta da chegada de novos ônibus para o sistema de transporte coletivo urbano. “A orientação que dou é trabalho, trabalho e muito trabalho. Acho que ele vai encontrar os caminhos bem melhor que nos últimos anos, vai encontrar ônibus novos. Já estou indo a São Paulo ver isso na primeira semana de novembro, acompanhar, para que a gente receba os veículos em dezembro como estamos anunciando, para servir melhor ao povo de Feira de Santana com transporte público de melhor qualidade".

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade