Danillo Freitas e Ney Silva

Professores da rede estadual de ensino participaram de uma palestra na terça-feira (27) no auditório do colégio Luiz Eduardo Magalhães, em Feira de Santana, sobre o uso e os cuidados com a voz.

O evento faz parte do programa de atenção à saúde e valorização do professor e foi promovido pela Secretaria Estadual de Educação. O encontro contou com a participação do jornalista e locutor da rádio A Tarde FM, Jefferson Beltrão, que abordou sobre saúde vocal, que é uma das ações executadas dentro do programa. Ele deu dicas para não prejudicar a voz nas atividades cotidianas.

Segundo Beltrão, todos são comunicadores natos. Ele disse que se tornou um profissional autodidata. O jornalista falou que a conscientização e cuidados com a voz é fundamental para as atividades de cada indivíduo. “A voz é sinônimo de expressividade. Temos uma série de recursos que nos auxiliam na atividade da utilização da voz, seja profissionalmente ou não. Cuidar da saúde vocal passa por uma boa alimentação e exercícios que podem potencializar a voz”, disse Jefferson.

Ainda de acordo com o jornalista, fazer exercícios de articulação antes de começar a falar é uma estratégia para prolongar a vida útil da voz. Ele diz que a conscientização e cuidados facilitam as comunicações. 

O programa de atenção à saúde e valorização do professor foi lançado em 2009. Com funcionamento no SAC Educação, em Salvador, o programa tem a proposta de reabilitar, prevenir e promover a saúde do docente, prestando assistência e apoio destes profissionais no desempenho de suas atividades.