Acorda Cidade
Os professores da Uefs reúnem-se em assembleia às 17h de hoje (28), para discutir a paralisação das atividades acadêmicas nesta quinta (29), em solidariedade aos funcionários terceirizados dos setores de limpeza e vigilância que estão de aviso prévio. Caso a categoria aprove a mobilização, será realizada panfletagem a partir das 7h, no pórtico da instituição.
Nos últimos anos, as das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) experimentaram um processo de expansão, com a criação de cursos de graduação e pós-graduação e, consequentemente, a ampliação do número de alunos e servidores. Sabe-se que um projeto de ampliação exige recurso. “No entanto, na contramão desse processo, o valor destinado para custeio, investimento e manutenção só reduziu. Quando comparado o recurso de 2015 com o de 2014, há um decréscimo de 3,61%. Se a referência for 2013, a situação é ainda pior, pois o déficit chega a 10,63%”, informa a Adufs em nota.
Na última terça-feira (27) a categoria reuniu-se com deputados para cobrar uma emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) assegurando 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para o orçamento das quatro universidades. Corrigindo o valor pela inflação, o índice representa um acréscimo de R$ 488.224.622,57 milhões no orçamento das quatro instituições. Atualmente, o recurso destinado às Ueba equivale a 5% da RLI.