Política

Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos

O texto também cria um Conselho de Usuários para avaliar o serviço prestado. O projeto segue para o Senado.

Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos Deputados aprovam código de proteção para usuários de serviços públicos

Acorda Cidade

 

Agência Brasil – O plenário da Câmara dos Deputados aprovou otem (15) Projeto de Lei (PL) 6953/02, que cria normas de proteção e defesa do usuário dos serviços públicos federais. A proposta estabelece que os usuários desses serviços, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, terão direito à acessibilidade e cortesia no atendimento. O texto também cria um Conselho de Usuários para avaliar o serviço prestado. O projeto segue para o Senado.

As regras valem para serviços prestados por órgãos da administração pública direta e indireta, além de entidades para as quais o governo federal delegou a prestação de serviços. De acordo com o projeto, esses órgãos terão de editar e disponibilizar um “Carta de Serviço ao Usuário”, com informações claras a respeito do serviço prestado, tempo de espera para atendimento, prazo máximo e locais para reclamação, entre outros serviços.

Pela proposta, serão criados prazos e condições para abertura de processos administrativos para apurar possíveis danos causados pelos agentes públicos. Os deputados aprovaram um substitutivo de autoria do deputado Celso Russomano (PRB-SP). “Teremos agora um Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, de modo que o cidadão possa, de fato, ter serviços públicos de qualidade”, afirmou Russomano.