Se parássemos pra pensar o quanto vale um professor daríamos bem mais valor a essa profissão de ensinar. Pois independente de seu salário nos ensina com muita dedicação ajudando a todos com esse seu trabalho diário.
As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para corrigir, as críticas, as noites mal dormidas. Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: tornar possíveis os sonhos do mundo.
Por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender, levando-nos, por fim, a compreendê-las… Por resolverem o que achávamos complicados… Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil. Nos convencendo de que éramos melhores do que suspeitávamos.
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar. No entanto, quero que esta mensagem toque o seu coração e a sua mente como uma luzinha no fim do túnel, como uma renovação desta sua esperança latente de que, um dia, finalmente, o mundo saberá reconhecer o valor das suas palavras, da sua dedicação, do seu árduo, nobre e sagrado trabalho.
Professor, obrigado por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor. Por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor.
Não haveria nenhum doutor se no início de sua carreira não tivesse tido uma carteira e principalmente um professor. A data é um convite para que todos, pais, estudantes, sociedade, repensemos nossos papeis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos.
Aos professores, para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. Professor, sua presença na educação é fundamental. Você tem nas mãos a grande arma… Seus alunos!
Homenagem do programa Acorda Cidade a todos os professores.