Feira de Santana

Defensoria Pública atende moradores do George Américo em ação itinerante

O atendimento foi realizado na Igreja Batista, na Praça da Liberdade, no George Américo. No próximo dia 23, no mesmo local, haverá mais uma ação do projeto.

Andrea Trindade

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou no conjunto George Américo, em Feira de Santana,na sexta-feira (9),  mais uma ação do projeto Defensoria Cidadã Itinerante.

A equipe da defensoria esteve durante todo o dia prestando atendimento aos moradores nas áreas de família e sucessão, crime, cível, fazenda pública, infância e juventude. Também foram oferecidos os serviços das Ações Cidadãs Ame e Adote (para adoção) e Sou Pai Responsável (exame de DNA gratuito).

De acordo com o coordenador da Defensoria Pública, Marcelo Rocha, o órgão tem tradição de realizar esses mutirões nas comunidades com a finalidade promover a aproximação da defensoria com a população permitindo um contato mais próximo, além de agilizar a apreciação das demandas. “É também uma forma de aprimorar o atendimento ofertado pela Defensoria Pública”, disse.

O subdefensor Ravison Ximenes destacou o papel da Defensoria Pública de proporcionar à comunidade o acesso à justiça e a busca de seus direitos. “A missão da defensoria é levar seus serviços, o acesso à justiça e ao direito de ter direitos, para todos os cidadãos. Nosso trabalho é abrir possibilidades para que as pessoas possam lutar com suas próprias forças e atingir seus objetivos de vida”, declarou.

Ele também destacou o que motiva a realização do projeto. “Fazemos essas ações itinerantes para abrir um caminho de mão dupla entre e a comunidade e a defensoria. Ao mesmo tempo que vamos às comunidades para conhecer de perto seus problemas, a defensoria abre uma porta para as pessoas comparecerem sempre que precisarem, porque as portas estarão sempre abertas.

Para o capitão Ermílio Lima, comandante da Base comunitária de Segurança (BCS) do conjunto George Américo a parceria é de grande relevância para a comunidade. “Tem muito a agregar. A comunidade é quem ganha. Essa iniciativa fortalece a essência do programa Pacto pela Vida, do governo estadual, através da Base Comunitária, em um projeto no qual a Polícia Militar se insere na comunidade de maneira fixa e visual e com parcerias como esta”, disse.

O atendimento foi realizado na Igreja Batista, na Praça da Liberdade, no George Américo. No próximo dia 23, no mesmo local, haverá mais uma ação do projeto.

Com fotos e informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.