Foi apresentado da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), em Feira de Santana, o ex-funcionário da Secretaria de Habitação do município, no governo anterior, Cironaldo Boaventura Leão, acusado de fraudar o programa federal PAR (Programa de Arrendamento Residencial).
Segundo o delegado Marcelo Marques Novo, cerca de 100 pessoas prestaram queixa contra o acusado informando que ele estava arrecadando dinheiro e documentos para cadastrá-las no PAR, dizendo que elas seriam beneficiadas com uma casa da prefeitura. Para aplicar o golpe ele usava até mesmo o nome do prefeito e da primeira dama.
De acordo com as acusações, Cironaldo cobrava a quantia de R$ 60 a R$ 80,00 reais para fornecer a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE), para que a inscrição no programa pudesse ser realizada. Ele dizia às pessoas que as declarações seriam feitas por um contador.
Durantes as investigações, o contador foi ouvido e negou que tivesse fornecido DECORE ao acusado e que não recebeu nenhum documento ou dinheiro dele. Cironaldo Boaventura prestou depoimento na noite de ontem (09), negou todas as acusações e foi liberado.
O Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do Ministério das Cidades, é financiado pelo FAR – Fundo de Arrendamento Residencial – e executado pela Caixa Econômica Federal, que recebe as solicitações e libera os recursos a serem aplicados em cada município.
Na época em que Cironaldo Boaventura trabalhava na Secretaria de Habitação, o secretário era o vereador Genésio Serafim.
Andréa Trindade com informações do repórter Aldo Matos