Daniela Cardoso
Foi aberta na manhã desta quarta-feira (7) a Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Feira de Santana. Durante o evento, que segue até quinta-feira (8), será discutido um plano decenal dos direitos da criança e do adolescente, além de medidas para fortalecer os conselhos municipais.
De acordo com Vera Carneiro, que é integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, no território Portal do Sertão nove municípios estão participando da conferência. Ela informou que as propostas definidas durante esses dois dias, serão levadas para a conferência estadual, que será realizada de 3 a 5 de novembro em Salvador, e as propostas discutidas no encontro estadual serão levadas para a conferência nacional, que será realizada em abril do ano que vem.
“Aqui serão tirados aproximadamente 40 delegados para participar das conferências estadual e nacional. Uma sociedade sustentável passa por cuidar da infância, cuidar da criança e do adolescente para a gente não estar em um mundo tão violento, como vemos hoje em dia, por isso a importância dessa conferência”, afirmou.
Segundo Vera Carneiro, toda cidade precisa ter um conselho para receber os recursos e cuidar da área da infância, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ela destacou que os conselhos têm se esforçado para fazer um bom trabalho e salientou a importância da participação da sociedade. “A sociedade precisa estar participando mais para melhorar e fortalecer esses conselhos, que precisam de mais estrutura, mais financiamento.”
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade