Acorda Cidade
A escassez de chuvas em muitas regiões do Brasil impactou os custos de produção de energia elétrica, que rapidamente foram repassados aos consumidores, encarecendo as contas de luz de milhões de famílias.
Quem não estava acostumado a controlar os gastos de energia precisou reconsiderar alguns hábitos de consumo. O momento é adequado para modificar a rotina doméstica e economizar nas novas tarifas de fornecimento elétrico, além de adotar medidas mais sustentáveis para o dia a dia.
Chuveiro
Um dos aparelhos com maior consumo de energia elétrica de uma residência, o chuveiro costuma ser responsável por até 88 kWh/mês, de acordo com um levantamento realizado pelo IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).
Para economizar, tome banhos rápidos e com a água em uma temperatura mais amena, evitando ao máximo que chuveiro trabalhe em sua potência máxima de aquecimento.
Geladeira
Segunda na lista do consumo residencial de energia, a geladeira pode representar até 30% da conta de luz, caso algumas medidas não sejam tomadas. Como o eletrodoméstico deve permanecer invariavelmente ligado o tempo todo, vale a pena investir em um aparelho mais moderno, já desenvolvido com melhor eficiência energética.
A organização dos alimentos em seu interior também ajuda a mantê-la refrigerada, reduzindo a demanda de energia para o seu funcionamento. Outro hábito prejudicial para a geladeira é o famoso “abre e fecha”, que libera o ar frio e deixa o ar quente entrar, fazendo o motor trabalhar mais para manter a temperatura interna ideal.
Evite também instalar o aparelho próximo ao fogão ou outras fontes de calor para que ele trabalhe menos para manter o interior devidamente refrigerado.
Ferro de passar
Vale a pena acumular uma quantidade maior de peças na hora de passar. Isso porque o ferro gasta mais energia quando é ligado e desligado do que depois de um período em funcionamento, a partir do momento que estabiliza sua temperatura.
Além disso, peças mais delicadas podem ser deixadas para o final do processo para serem passadas com o ferro já desligado, mas ainda quente.
Máquina de lavar
Por ser um eletrodoméstico que gasta bastante energia, aproveite para acumular as roupas até atingir a capacidade máxima do tambor. Além de reduzir o consumo de energia ao realizar menos lavagens, haverá economia de água.