Danillo Freitas
Discutir os 20 anos de internet aberta no Brasil, precisamente na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi o tema do evento produzido por alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia de Alimentos da instituição de ensino, nesta quinta-feira (1).
De acordo com o analista de sistemas Ulisses Lemos Bezerra, ele foi quem implantou a internet na Uefs. Ele palestrou para os alunos sobre os desafios e o modo que conseguiu pela primeira vez implantar o processo de informatização na universidade em 1997.
Ainda segundo Bezerra, os desafios para que esse processo ocorresse foi muito complicado. “Na época, era aluno da Uefs e fazia estágio no observatório Antares e fui a primeira pessoa a navegar na internet em Feira de Santana”, afirmou. Bezerra foi quem realizou a primeira conexão em 64k de velocidade entre a Uefs e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A professora de informática Claudia Pinto falou que o evento foi positivo, pois foi debatido um histórico da internet que ainda era desconhecido pelos alunos.
O estudante do 1º semestre do curso de Engenharia de Alimentos Luan Silva diz que o ficou impressionado com a apresentação do palestrante. “Com esse debate cheguei à conclusão que Ulisses fez um importante serviço para o desenvolvimento da Uefs. Foi começado um trabalho praticamente do zero, mas que hoje tem seus bons resultados”, declarou.