Acorda Cidade
Atualmente o casamento tem ficado em segundo plano, sendo realizado somente quando o indivíduo já conquistou outros objetivos em sua vida, como o diploma, a casa própria ou uma viagem internacional. Cada vez mais pessoas deixam o sonho de entrar na igreja para depois, levantando o questionamento de qual seria a idade certa para casar.
Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, prometeu responder a essa pergunta. O sociólogo Nick Wolfinger, responsável pela pesquisa, apontou que a idade certa para juntar as escovas de dente é entre os 28 e 32 anos de idade. De acordo com o especialista, foram analisados os dados da Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar de 2006 a 2010 e 2011 a 2013. O número é uma indicação para quem deseja se casar e não se divorciar pelo menos nos cinco primeiros anos da união.
Pode casar depois?
O estudo, que foi publicado pelo Instituto de Estudos da Família, não aponta que isso deve ser uma regra para a felicidade do casal, apenas demonstra que os casamentos formados por pessoas dessa idade têm mais chances de ser bem-sucedidos. Os gráficos do levantamento demonstraram que depois dos 32 anos de idade a incidência de divórcios chega a ser 5% maior do que antes.
Aos 28 anos, de acordo com Wolfinger, as pessoas já estão maduras o suficiente para escolher com qual parceiro elas querem se relacionar, além de já estarem mais estáveis financeiramente e serem capazes de apoiar o parceiro e correr atrás de seus objetivos.
Festa de casamento
Ao casar nessa faixa etária, é comum que o casal consiga realizar uma festa mais elaborada, mesmo porque eles já estão financeiramente mais confortáveis do que em anos anteriores. Com isso, muitas empresas ligadas ao casamento apontam um crescimento anual acima da média, demonstrando que cada vez mais pessoas estão dispostas a se casar e a investir na união ou na cerimônia, seja para fazer uma festa especial, seja para escolher um modelo de alianças específico.