Acorda Cidade

No encerramento do 11º Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego, neste sábado (12), em Gramado, no Rio Grande do Sul, os organizadores anunciaram que Salvador vai sediar a próxima edição do evento, em 2017. A notícia foi comemorada pelo presidente da Associação Baiana de Medicina de Tráfego (Abamet), Antônio Meira Júnior, e pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Maurício Bacelar, que participaram do encontro.

“Nós, da Abamet, trabalhamos muito para que Salvador fosse escolhida. Vamos coordenar a organização de um grande congresso, que terá o envolvimento de todos os segmentos do setor e amplo debate sobre a promoção da saúde, entre outros temas. A nossa vitória teve o Detran como parceiro”, disse Meira. “ Além do intercâmbio científico, o evento promove o turismo e mobiliza a mídia, chamando a atenção da população para a epidemia do trânsito ”, completou Bacelar.

O congresso em Gramado, promovido pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), teve 1.400 participantes, entre médicos, professores e dirigentes de órgãos de trânsito. Eles discutiram um quadro alarmante no Brasil: o país ocupa o quinto lugar em mortes no trânsito no mundo. Uma pesquisa feita pela Seguradora Líder DPVAT revelou que mais de 50 mil pessoas morrem todos os anos em acidentes no Brasil, o equivalente a 136 mortes por dia ou cinco por hora.

O diretor do Detran-BA foi um dos debatedores do encontro. Maurício Bacelar falou sobre as ações do órgão para reduzir o número de acidentes, como as campanhas educativas em festas populares e a capacitação de mototaxistas. “ Mostramos aqui no sul que o governo baiano tem compromisso com a valorização da vida de condutores e pedestres”, afirmou.