Daniela Cardoso
Desde o último dia 5, a população de Feira de Santana vem reclamando que as atuais empresas responsáveis pelos ônibus que estão rodando em contrato emergencial na cidade não estão aceitando os vales transportes emitidos pelas antigas empresas Princesinha e 18 de Setembro. O motorista Dário Alves, que era motorista alimentador e agora está fazendo transporte alternativo, reclamou da situação ao Acorda Cidade. Ele afirma que tem mais de 500 vales em mãos e que não sabe o que fazer para não ficar no prejuízo.
“Segundo as informações passadas, quando as empresas de ônibus começaram a operar, os vales iriam continuar sendo aceitos. Por isso recebemos os vales, mas a partir da semana passada, os cobradores dos ônibus começaram a dizer que não iriam receber mais os vales antigos. A nossa situação é difícil, pois a gente pega esses vales e repassa para o pessoal que revende nos pontos. Eles não querem mais pegar os vales, pois as empresas estão dizendo que não vão receber mais. A gente fica com os vales sem ter a quem passar e não queremos ficar no prejuízo”, relatou.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | vales novos
De acordo com Dário Alves, o prejuízo dos 500 vales passa de 1.300 reais. Ele lembrou que normalmente os vales só deixam de valer quando ocorre o aumento da passagem e que há um prazo de 30 dias para os ônibus deixarem de aceitar os vales antigos.
“Já tentei vender no sábado, mas não consegui. Estamos com as mãos atadas. Vai fazer 15 dias que as empresas entraram e já não estão aceitando os vales. Quero pedir ao prefeito José Ronaldo que se solidarize com a gente, que estamos prestando o serviço, até antes dos ônibus chegarem, e peço que continuem a receber os vales”, declarou o motorista.
Em resposta, a prefeitura divulgou uma nota informando que, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), recomendou às empresas responsáveis pelo serviço de transporte coletivo da cidade, a Rosa Ltda e a Auto São João, aceitarem os antigos vales transportes que ainda estão sendo utilizados por servidores municipais.
"As empresas imaginaram que com a chegada dos novos vales, os antigos sairiam de circulação. Mas na verdade devem continuar sendo aceitos", explicou o secretário municipal de transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy.
A nota informou ainda que a partir deste mês de setembro os servidores municipais passarão a receber os novos vales transportes emitidos pelo Sincol (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana).
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

