Feira de Santana vai contar com Serviço de Inspeção Municipal

O órgão deverá funcionar sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, com o auxílio da Secretaria de Saúde.

Feira de Santana vai contar com Serviço de Inspeção Municipal Feira de Santana vai contar com Serviço de Inspeção Municipal Feira de Santana vai contar com Serviço de Inspeção Municipal Feira de Santana vai contar com Serviço de Inspeção Municipal

A Câmara aprovou em sessões extraordinárias realizadas nesta terça-feira (29), após a sessão ordinária do dia, projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, criando o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) na estrutura do Governo Municipal. O projeto e a forma como foi votado – em regime de urgência, solicitado pelo prefeito Tarcízio Pimenta e aprovado pela maioria do plenário – foram questionados pelos vereadores de oposição.

O Serviço de Inspeção Municipal é proposto, conforme o projeto, de acordo com a Lei Federal número 8.171, de janeiro de 1991, e o decreto federal número 5.471, de março de 2006, que deram origem ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O órgão deverá funcionar sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, com o auxílio da Secretaria de Saúde, com a finalidade de inspecionar e fiscalizar sanitariamente a industrialização, o beneficiamento e a comercialização de bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e vegetal no município.

O projeto determina que em abatedouro será obrigatória a presença permanente do SIM no momento do abate de animais para “inspeção ante e pós morte e posterior verificação das carcaças”. Considera-se fiscalização sanitária o controle sanitário de bebidas e produtos alimentícios de origem animal e vegetal após a etapa de elaboração, compreendido na armazenagem, transporte, distribuição e comercialização até o consumo final, devendo atingir estabelecimentos como restaurantes, pizzarias, padarias, bares e similares. Será constituído, conforme o projeto, um Conselho Municipal de Inspeção Sanitária, formado por representantes das secretarias de Agricultura e Saúde, dos agricultores e dos consumidores, para aconselhar, sugerir, debater e definir assuntos ligados à execução dos serviços de inspeção e de fiscalização sanitária, bem como a criação de regulamentos, normas, portarias e outros. O Conselho será regulamentado por decreto do Poder Executivo.

Produtos impróprios para o consumo humano devem ser desnaturados pelo Serviço de Inspeção Municipal e destinados como subproduto à alimentação animal, ou incinerados – conforme o grau de comprometimento determinado pelos exames. “Se houver comprometimento de natureza grave o estabelecimento poderá ser interditado temporariamente ou definitivamente, devendo a ocorrência ser notificada ao Ministério Público Estadual.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Feira de Santana.