Daniela Cardoso
O Centro de Controle de Zoonoses realiza neste domingo (23), em parceria com a Associação de Proteção aos Animais (APA), o quarto mutirão de castração. A coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Cordeiro, destacou que o cadastramento dos animais a serem castrados é realizado previamente.
“Esse mutirão é um controle populacional desses animais soltos em vias públicas. Castramos animais pegos nas ruas e também de pessoas carentes, que são cadastradas nas unidades de saúde. O cadastro é feito de forma prévia, através do telefone 3614-3613. As pessoas ligam, fazem o cadastramento e de acordo com a data, a gente vai chamando no dia determinado. Não adianta levar os animais para o centro de zoonoses sem fazer o cadastro prévio”, salientou.
De acordo com Mirza, mais de 600 animais já foram castrados esse ano em Feira de Santana. Ela considera uma iniciativa louvável, pois ajuda na diminuição de cães e gatos soltos pelas ruas da cidade.
“Vemos muitos animais soltos nas ruas por irresponsabilidade das pessoas. O poder público tem suas atuações, mas existe um limite. As pessoas têm que entender que a partir do momento em que adquirem um animal, ele passa a ser responsabilidade dela e ela tem que ter os cuidados necessários”, afirmou.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade