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A Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana divulgou o balanço das atividades do mês de julho. Foram 1.548 queixas recebidas. O setor de telefonia liderou o ranking negativo das reclamações.

As queixas resultaram na abertura de 258 processos. Os demais casos tiveram solução imediata. O diretor do órgão, Jorge Luiz Marques, lembra que “os mais de 80% dos casos resolvidos foram resultado da credibilidade do trabalho do Procon como órgão municipal de defesa do consumidor e à maior conscientização do próprio consumidor, que tem buscado cada vez mais defender os seus direitos”.

A primeira providência adotada após o registro da queixa do consumidor no Procon é acionar a empresa reclamada, normalmente via telefone, a fim de evitar abertura de processo. Em julho, 1.290 casos foram resolvidos dessa maneira.

Entre as dez empresas mais reclamadas, o setor de telefonia voltou a liderar. A operadora OI aparece em primeiro lugar com 122 queixas no mês; seguida da operadora Claro, que figurou na relação com 121 queixas. O GBarbosa é o terceiro, com 70 reclamações. Em seguida vêm a Embasa e a Sky, com 69 queixas cada uma; Samsung e Coelba, 58 cada; Ibicard com 53; a Tim e a CCE foram alvo de 52 reclamações.

Ao fazer a queixa, o consumidor deve se municiar de documentos essenciais para agilizar o processo. A exemplo de cupom fiscal, que deve ser exigido no ato da compra, ordem de serviço (OS) em caso de assistência técnica e documentos pessoais, como CPF e RG.