Andrea Trindade
Acontece neste sábado e domingo (16) em Feira de Santana, a 6ª Copa Interestadual de Sinuca da Associação Feirense de Sinuca Amilca Mota (AFSAM). Os taqueiros disputam oito mil reais em prêmios na competição deste ano realizada no Clube da Sinuca, localizado na Avenida Transnordestina no prédio ao lado do Galpão Gaúcho Eventos.
De acordo com o presidente da AFSAM, Murilo Carneiro, no torneio deste ano 68 taqueiros estão inscritos. A competição é dividida em chaves com quatro competidores que disputam entre si e os dois melhores de cada chave vão ganhando posição até chegar a final. “Os prêmios são de oito mil reais no total, sendo três mil para o primeiro colocado, além de troféus, medalhas e o prêmio de melhor tacada”, informou.
Segundo Murilo, o campeonato reúne os melhores taqueiros no Norte Nordeste com o objetivo de tornar o esporte mais visível na cidade. “Também queremos desmitificar essa ideia de que a sinuca é uma prática de barzinhos, quem vem aqui já tem a noção do que é esse esporte. Contamos neste sábado com taqueiros de Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Maranhão e Bahia”, informou Murilo agradecendo aos patrocinadores pelo apoio imprescindível para a realização do evento.
O bancário aposentado Gustavo Jorge Fontes Teixeira, 65 anos, que pratica sinuca desde os 16 anos de idade, disse que já participou de torneios em várias cidades do país. Para ele a competição além de contribuir com a renovação de amizades, e higiene mental, funciona como intercâmbio cultural uma vez que conhece diversos estados, profissões e culturas.
O amor pelo esporte é tão grande que tem em casa um espaço apropriado para a prática com os amigos. “Para você ter uma ideia tenho um salão de jogos com 60 metros quadrados, duas mesas, barzinho e jardim de inverno. Agrega e aumenta o leque de amizades”, disse.
Murilo Carneiro informa que apesar da presença pequena, muitas mulheres, praticam essa modalidade esportiva. A associação em Feira de Santana conta com 30 frequentadores assíduos e para fazer parte ou conhecer a AFSAM basta ir ao Clube da Sinuca, que abre às terças e quintas das 19 às 22 e aos sábados das 14 às 22h. Para se tornar um filiado é preciso pagar uma taxa para manter a associação.
O campeonato segue as regras oficiais nacionais adotadas pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca (CBBS).
Fotos e informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade