Andrea Trindade
Após determinação do Ministério Público (MP), foram removidas 16 barracas instaladas no trecho conhecido como "Triângulo do Feiraguay", próximo à Praça Presidente Médice, no centro de Feira de Santana.
A ação foi realizada na tarde desta terça-feira (11) pela Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Militar. De acordo com o chefe do Setor de Ambulantes da Secretaria, Jair Passos, os comerciantes já estavam cientes de que a remoção das barracas aconteceria.
“Fizemos cumprir a Lei 2800/2007, que é o direito de ir e vir do pedestre. Estamos fazendo isso com muita tranquilidade, porque já havíamos conversado com os donos das barracas, inclusive os que queriam levar as barracas para casa estão levando”, disse.
De acordo com Jair, à noite, o local estava servindo de ponto de uso e comercialização de drogas e estava acumulando muito lixo. “As pessoas estavam com medo de passar à noite por aqui”, enfatizou Jair, informando que os ambulantes serão relocados para uma área próximo ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na Avenida Olímpio Vital.
A vendedora ambulante Elaine Silva de Jesus vendia roupa no Triângulo do Feiraguay. Em entrevista ao Acorda Cidade, ela disse que trabalha no local há seis anos e reclamou da mudança. “Era para o poder público ter nos tirado com um mês ou uma semana de instalação das barracas, mas não. Estou aqui há seis anos. Tenho dois filhos que sobrevivem disso aqui e quero saber ao certo para onde a gente vai. O secretário nos orientou, conversou com a gente, nos deu apoio e chegou junto. Não somos vândalos, não fizemos manifestação e não queimamos pneus porque estamos confiando na palavra dele. Tudo será feito de maneira pacífica. Ele disse que acharia um lugar para a gente e estamos acreditando”, disse.
A intervenção, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), faz parte do Projeto de Requalificação do Centro Comercial de Feira de Santana – Pacto de Feira. Ainda segundo a Secom, o local onde estavam instaladas as barracas “sofrerá intervenções urbanas visando melhorar as condições de trafegabilidade naquela região”.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade
Fotos: Aldo Matos/Acorda Cidade








