Acorda Cidade
O morador de Vitória da Conquista Pedro Sena Brito, de 53 anos, aguarda há nove meses por cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para remover uma pedra dos rins que se alojou em sua uretra.
Pedro tem problemas mentais e sofre com cálculo renal há 8 anos, informou a irmã dele, Manuela Sena. Segundo ela, a Secretaria de Saúde do município solicitou a transferência do paciente para o Hospital Santa Isabel, em Salvador, várias vezes, uma vez que em Vitória da Conquista não se realiza o procedimento, mas até o momento, mas ele nunca conseguiu a operação.
Em entrevista ao G1, a família conta que Pedro não consegue urinar, sente fortes dores e chega a ficar agressivo. Por conta disso, ele tem que tomar remédio controlado e tem passado a maior parte do tempo dormindo por causa da medicação.
A família revela que não tem condições de pagar pela cirurgia na rede particular, e que foi feito um registro na Defensoria Pública do Município, que vem acompanhando o caso.
Em nota ao G1, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que Pedro Sena Brito não está cadastrado na regulação, e que precisa ser encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, pois ele já está inscrito no programa de Tratamento Fora do Domicilio (TFD), que é de responsabilidade da gestão municipal.