Feira de Santana

Homem é flagrado colocando aparelhos dentários de uso estético

O trabalho era realizado na residência dele, na Rua Sibéria, bairro Ponto Central, onde foi preso.

Daniela Cardoso

Um homem foi apresentado no Complexo de Delegacias do Sobradinho na tarde de quarta-feira (5) por estar se passando por ortodontista. Policiais civis da Coordenadoria, sob o comando do delegado João Rodrigo Uzzum, encontraram Wilker Carvalho Sena, 32 anos, colocando aparelhos dentários estéticos em algumas adolescentes, e apreenderam materiais utilizados por dentistas. O trabalho era realizado na residência de Wilker, na Rua Sibéria, bairro Ponto Central, onde foi preso.

De acordo com João Uzzum, Wilker Carvalho Sena foi apresentado ao delegado plantonista, que o enquadrou nos termos do artigo 282 do código penal, que tem a pena de detenção de seis meses a dois anos. Ainda segundo o delegado, foi lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência e Wilker foi liberado. As jovens que estavam no consultório no momento da prisão foram ouvidas e liberadas.

“Pessoas ligaram para a delegacia informando que esse cidadão estava colocando aparelhos dentários em adolescentes de Feira de Santana, que querem colocar o aparelho por questões estéticas e não tomam cuidado com relação aos perigos. Tudo que é relativo ao exercício ilegal da profissão de dentista foi apreendido e será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica. Esperamos que essas jovens não se submetam mais a essa prática, que é danosa à saúde. Ele cola o aparelho com uma cola de alta resistência e não tem habilitação para isso”, destacou o delegado.

Ao Acorda Cidade, Wilker Carvalho Sena confirmou que não tem habilitação para exercer a profissão de dentista e disse que cobrava três reais para fazer a troca das borrachas do aparelho e quatro reais para colar. Wilker afirmou que colocava nos adolescentes um aparelho sem anel, que não provoca mudanças nos dentes.

“Meu trabalho era só trocar a borracha do aparelho com uma agulha descartável. Além disso, fazia a colagem com um ferro sem apertar e sem manutenção. Não tenho o curso completo e por isso não tenho certificado. Mas eu não implanto aparelho para tratamento e sim para enfeite. Eu não tenho consultório, equipamentos de dentista, nada disso. Eu busco conhecimento de vídeo na internet para saber o tipo de borracha ideal para não lesar os dentes. Já tem um tempo que faço isso, mas de um ano pra cá estava levando mais a sério. Além disso, sou camelô vendendo brinquedos”, relatou.

As informações são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade