Bahia

Embasa vai iniciar testes do sistema de abastecimento de água de Ipuaçu

A pré-operação do sistema começa na segunda-feira (27)

Acorda Cidade

A comunidade de Ipuaçu está na expectativa pela entrega da obra de ampliação do sistema de abastecimento de água do distrito. Durante participação em audiência, realizada no dia 24, no distrito, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou que as obras já foram finalizadas e os testes para operação do novo sistema de abastecimento começam nesta segunda-feira (27).

De acordo com o gerente regional da Embasa, Raimundo Bezerra Neto, o período de teste deve durar de 45 a 60 dias. “Após essa fase, onde vamos testar todos os equipamentos e instalações implantadas, os moradores da sede do distrito passarão a ter água de melhor qualidade na torneira. Além disso, mais de 500 famílias em diversas localidades vão ter água encanada e potável pela primeira vez”, disse.

O morador da localidade de Vera Cruz, Liodorio Dias, ficou entusiasmado com a notícia. “A gente só tem que agradecer, pois estamos esperando há muito tempo essa água e graças a Deus agora vai chegar”, comemorou. O secretário de agricultura de Feira de Santana também avaliou positivamente o início dos testes do sistema. “São famílias que carecem de água de qualidade e saber que, em breve, elas terão água na torneira, nos deixa muito felizes. São ações da Embasa para levar melhores dias ao homem do campo”, observou.

Ampliação do sistema

Realizada com recursos próprios da Embasa, da ordem de R$ 6,8 milhões, a ampliação vai beneficiar mais de seis mil habitantes. 100% dos moradores da sede do distrito terão acesso à água tratada pela Embasa, assim como os povoados de Umbuzeiro, Fazenda Capim, Vera Cruz, Maia, Licurioba, Pedra da Canoa, Baeta, Lagoa Grande, Formosa, Caboronga, Candeia e Santa Rosa.

O empreendimento contempla uma nova estrutura de captação de água na Barragem de Pedra do Cavalo, adutoras de água bruta e tratada, estações elevatórias (conjunto de bombas), reformulação e ampliação da rede de distribuição e reservatórios, além de uma nova Estação de Tratamento de Água, que terá capacidade de tratar cerca de 19 litros de água por segundo.