Danillo Freitas
Há quatro meses, a pequena feirense Stefani Ingrid, de oito anos de idade, foi diagnosticada com câncer e tem sofrido muito com idas e vindas ao Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, onde realiza o tratamento.
Com as sessões de quimioterapia, veio a queda do cabelo e um tremendo susto para a garotinha. Pensando em proporcionar alegria para Stefani, a prima Jamile Oliveira decidiu cortar os cabelos e confeccionar uma peruca. Porém esbarrou no custo dessa confecção, uma vez que a família é humilde e não dispõe de recursos necessários. Segundo ela, o custo para a confecção da peruca com cabelo humano vária entre R$ 300,00 e R$ 600,00.
Jamille diz que procurou muitas pessoas em Feira de Santana que fazem esse trabalho, mas o custo do serviço, considerado alto pela família, não pode ser pago pelos familiares. “Não temos como arcar com essa despesa no momento, infelizmente”, afirmou.
De acordo com Bethânia Knoedt, relações públicas da Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (AAPC), a entidade dispõe de um serviço para ajudar as pessoas que querem uma peruca. “Recebemos doação de cabelo de várias pessoas da comunidade e então procuramos parceiros que possam proporcionar uma peruca para aquelas pessoas que por conta do tratamento tiveram queda de cabelo”, afirmou.
Ainda segundo Knoedt, a perda do cabelo afeta a autoestima dos pacientes. “Geralmente quem mais sofre são as crianças. É muito doloroso passar por toda essa situação”, contou.
O Acorda Cidade intermediou um contato entre a família da criança e a AAPC, que ainda aguarda ajuda de parceiros para realizar o desejo da garotinha. O endereço da AAPC é rua Teresa Cunha Santana, 191, próximo à Praça dos Ex-combatentes. Os telefones para contato são 75. 3223-5748 e 75. 3485-5567 (Procurar Bethânia).
