Daniela Cardoso

Moradores de dois residenciais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana, realizaram manifestações na segunda-feira (13) para cobrar melhorias. Uma das manifestações ocorreu no residencial Aviário IV. Os moradores reclamaram que estão sem energia elétrica e cobraram um posicionamento da Coelba, que informou que já reiniciou as ligações.

Outra manifestação ocorreu no condomínio Asa Branca. Os moradores reclamaram da falta de água há vários dias. Eles estavam pegando água em baldes em outros residenciais para conseguir fazer as tarefas domésticas. A Embasa informou que houve problemas na rede de distribuição, e equipes já estão no local fazendo os reparos.

Procurado pela reportagem do Acorda Cidade, o secretário municipal de Habitação, Sandro Ricardo, afirmou que esses problemas não são de responsabilidade da prefeitura. Ele explicou que no momento das assinaturas dos contratos, para facilitar para os beneficiados, a secretaria de Habitação convida a Embasa e a Coelba para que montem estandes, onde as pessoas já podem solicitar as ligações de água e energia.

De acordo com ele, a Coelba sempre atende ao convite e participa da assinatura dos contratos, enquanto a Embasa nem sempre monta um posto móvel de atendimento no dia da assinatura dos contratos.

“Mantivemos contato com a Coelba, que como uma empresa privada tem suas normas internas, então do momento do pedido para a efetiva ligação, se decorre um prazo. No contato que mantive com a Coelba, assim que soube dessa situação, a empresa disse que mandaria um posto móvel para ser instalado dentro do empreendimento para quem ainda não fez a solicitação, além de mandar uma equipe para a ligação de energia dos moradores que já tinham feito o pedido. É um processo natural e que está sendo feito”, informou.

Sobre a reclamação de alguns moradores com relação ao transporte público, o secretário disse que as avaliações necessárias já estão sendo feitas, através da secretaria municipal de Transportes e Trânsito.

Entrega de empreendimentos

Sandro Ricardo ainda falou sobre alguns empreendimentos que a população está cobrando a entrega. Sobre o Asa Branca V e o Parque dos Coqueiros, ambos localizados no bairro Asa Branca, ele informou que a parte competente à prefeitura já está concluída e que a previsão para a entrega é para o mês de setembro.

“Dependemos para a entrega desses empreendimentos da conclusão de uma obra de esgotamento sanitário, que está sendo realizado naquela região. É uma obra de responsabilidade da Embasa, onde as construtoras, para que a obra possa ser feita o quanto antes, estão arcando com material e a mão de obra. Após a conclusão, será feita a pavimentação da via para só depois serem feitas as próximas etapas. No caso do Parque dos Coqueiros, faremos um sorteio presencial para definir qual a unidade de cada um dos selecionados pelo Banco do Brasil. No caso do Asa Branca V, a Caixa Econômica fará o sorteio eletrônico para definir as unidades”, explicou.

Sobre o empreendimento Alto do Rosário, o secretário informou que existem dois empreendimentos com esse nome. O Alto do Rosário Transição, sobre o qual ele afirma que a parte de responsabilidade da prefeitura já está totalmente concluída e que depende apenas da Caixa Econômica e da construtora estabelecerem a data da entrega. O outro empreendimento é Alto do Rosário II, que segundo o secretário, ainda não está concluído e os pré-selecionados ainda estão comparecendo à secretaria para fazer a entrega da documentação.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade