Laiane Cruz
Foi realizada neste final de semana, em Feira de Santana, a 20ª edição do concurso de quadrilhas da Bahia. A disputa ocorreu durante o Arraiá de Santana, no Serviço Social do Comércio (Sesc). A vencedora do concurso foi a quadrilha Xodó da Vila, que veio de Aracaju, em Sergipe. Ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, as quadrilhas Arrasta Pé do Sertão, da cidade de Rio Real, e Korró Korró.
De acordo com o presidente da quadrilha Xodó da Vila, Edelvan dos Santos, esta foi a primeira vez que o grupo participou do Arraiá de Santana. Ele conta que apesar da falta de incentivos, a quadrilha já existe há 23 anos e é a única no estado de Sergipe, atualmente, que possui quadrilha mirim. “A gente frisou em ter a mirim para ter uma renovação de quadrilheiros”, afirmou.
Ainda segundo Edelvan, são cerca de 20 casais de quadrilheiros, que precisam ensaiar as coreografias durante cerca de 8 a 10 meses, uma vez que eles participam de outros eventos fora do período junino. A partir de 15 anos de idade os interessados podem fazer parte da quadrilha adulta.
A presidente da Associação de Quadrilhas Juninas, Vilma Soares, algumas quadrilhas inscritas não puderam participar da disputa, devido a problemas com o transporte. Segundo ela, foram avaliados na categoria tradicional figurino, coreografia, marcador, conjunto, entre outros critérios.
Para Vilma Soares, falta apoio social e político para as quadrilhas juninas. “O que o Arraiá precisa para atrair as quadrilhas estilizadas é uma boa premiação, porque o investimento é muito grande, os figurinos, a produção toda é muito cara”, informou, e acrescentou que eventos como este são importantes para manter a tradição.
“O Arraiá de Santana hoje faz parte do calendário de Feira e precisa ser valorizado. Essa abertura para o Brasil inteiro é muito importante para a nossa cidade. Está faltando apoio, não sei como as pessoas não enxergaram ainda a beleza das quadrilhas juninas”, disse.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.




