Mensagem: sexta-feira, 29 de Maio de 2015

Perdoar é libertar-se

Tente seguir seu caminho com a consciência tranquila e o coração leve.

Se alguém lhe atirasse uma pedra, o que você faria com ela? Você a juntaria e guardaria para atirar no seu agressor em momento oportuno, a jogaria fora, Trataria dos ferimentos e esqueceria a pedra no lugar em que ela caiu?

Se você respondeu que a guardaria para devolver em momento oportuno, então pense em como essa pedra irá atrapalhá-lo durante a caminhada.

Vamos supor que você a guarde no bolso da camisa, onde fique bem fácil pegá-la quando for preciso. Agora imagine como essa pedra lhe causará bastante desconforto. Porque será um peso morto a lhe dificultar a caminhada lhe exigindo maior esforço para mantê-la no lugar.

Cada vez que você for abraçar alguém, ambos sentirão aquele objeto estranho a machucar o peito. E também o seu agressor poderá desaparecer da sua vida e você nunca mais voltar a encontrá-lo e, nesse caso, terá carregado a pedra inutilmente.

Se você guardar a ofensa para revidar em momento oportuno, pense em como será um peso inútil a sobrecarregar você. Pense em quanto tempo perderá mentalizando o seu agressor e imaginando planos para vingar-se.

Pondere quantas vezes você deixará de sorrir para alguém pensando em como devolverá a ofensa. E se você insistir em alimentar a ideia de revidar, com o passar do tempo se tornará uma pessoa amarga e infeliz, pois esse ácido guardado em sua intimidade apagará o seu brilho e a sua vitalidade.

Mas se você pensa diferente e quando recebe uma pedrada, trata dos ferimentos e joga a pedra fora, perceberá que essa é uma decisão inteligente, pois agirá da mesma forma quando receber outra ofensa qualquer.

Quem desculpa seu agressor é verdadeiramente uma pessoa livre, pois perdoar é libertar-se. Quem procura a vingança se iguala ao seu agressor e perde toda razão mesmo que esteja certo.

Somente pode considerar-se diferente quem age de forma diferente e não aquele que deseja fazer justiça com as próprias mãos. Vale ressaltar que perdoar não é apenas esquecer temporariamente as ofensas, é limpar o  coração de qualquer sentimento de vingança ou de mágoa.


Reflexão:

Tente seguir seu caminho com a consciência tranquila e o coração leve, na certeza de que fez somente o que era certo, não permitindo que nada tire o seu foco de que a vida é para sermos felizes, e que prejudicar alguém é sinônimo de fraqueza, além de envenenar nossa alma de forma irreversível.
O perdão acalma o coração de quem sabe perdoar, deixando-o mais lúcido para tomar decisões e fazer novas escolhas. Perdoar é liberta-se!

 

Autor desconhecido
Fonte: www.momento.br