Andrea Trindade
A partir do dia 1º de junho o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, passa a funcionar sob nova gestão. Em caráter emergencial a Martagão Gesteira assume a administração do hospital enquanto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza a seleção da empresa que vai gerir o HEC por cinco anos. O anúncio foi feito em primeira mão no programa Acorda Cidade pelo secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.
Segundo ele, o valor do contrato é de R$ 5 milhões, enquanto que com o Imip Hospitalar, atual gestor, o contrato foi de R$ 5, 700 milhões.
A Martagão Gesteira, conforme o secretário, terá que se preparar para realizar cirurgia cardíaca e ortopédica e receber 50 leitos de maternidade de alto risco. Destes 50 leitos, 10 são da maternidade do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que serão transferidos para o HEC.
A partir desta nova gestão, a Sesab inicia um modelo novo de contrato no HEC que será centrado em metas de produção e resultados e terá uma auditoria independente para fiscalizar e acompanhar mensalmente a produção do hospital.