Ministério da Saúde propõe ampliação da idade para doar sangue

A partir de hoje (2), o cidadão pode opinar via internet sobre a proposta que prevê ampliar a faixa etária para doadores de sangue no Brasil.

Ministério da Saúde propõe ampliação da idade para doar sangue Ministério da Saúde propõe ampliação da idade para doar sangue Ministério da Saúde propõe ampliação da idade para doar sangue Ministério da Saúde propõe ampliação da idade para doar sangue

Da Agência Brasil

 A partir de hoje (2), o cidadão pode opinar via internet sobre a proposta que prevê ampliar a faixa etária para doadores de sangue no Brasil. O Ministério da Saúde propõe que jovens de 16 a 17 anos de idade (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos também possam doar sangue. Atualmente, somente pessoas entre 18 e 65 anos podem doar sangue. De acordo com o ministério, o índice de doadores de sangue no Brasil é de cerca de 1,8% da população – o que gera, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil necessita de 5,7 milhões de bolsas de sangue por ano para manter os estoques regulares.

Com a ampliação, o ministério estima que 13,9 milhões de pessoas poderão ser doadoras. Os Estados Unidos, segundo o ministério, já permitem a doação de jovens menores de 18 anos e idosos acima de 65 anos de idade. A consulta pública sobre a proposta vai até o dia 2 de agosto no site www.saude.gov.br/consultapublica.