Beleza

Mesmo sem gastar é possível cuidar da pele no inverno

Atenção a alimentos e bebidas podem evitar problemas na pele durante a estação mais fria do ano, quando o ressecamento é mais comum

14/05/2015 às 08h37, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Durante o inverno, é normal que a umidade relativa do ar fique baixa e, com a queda das temperaturas somada a isso, a transpiração corporal e a hidratação da pele diminuem. Esse fenômeno contribui para o ressecamento das partes mais expostas e sensíveis do corpo, o que se agrava com o aumento da temperatura dos banhos, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele, retirando a proteção que retém a umidade.

A falta de umidade na pele durante toda a estação pode causar rachaduras e conferir ao corpo um aspecto esbranquiçado, devido à desnaturação das proteínas. Confira algumas dicas para evitar que a sua pele resseque nesse inverno.

Alimentação

Os alimentos mais indicados para o inverno, que vão ajudar a manter seu organismo e sua pele hidratados, são os legumes, as hortaliças e as frutas. Eles são alimentos ricos em vitaminas e minerais, que podem fazer toda a diferença. Coloque esses alimentos em mais de uma refeição por dia.

A soja também é uma ótima indicação, pois é rica em isoflavonas, que ajudam a manter a elasticidade e a hidratação da pele. Castanhas, nozes e amêndoas também são muito recomendadas para manter a pele hidratada e com vida.

Uma dica para qualquer estação, mas que deve ser aplicada especialmente no inverno, é a ingestão de água. Esse elemento é fundamental manter a hidratação e a saúde da pele, além de frutas suculentas, chás e sucos naturais. É recomendada a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias.

Doenças de inverno

Durante o inverno, a incidência de algumas doenças aumenta bastante por causa do ressecamento. Entre elas, estão a dermatite seborreica (caspa), a ictiose (descamação da pele), a psoríase e a dermatite atópica. No caso de notar qualquer alteração na pele, como coceira, irritação ou vermelhidão, procure um médico.

Hidratação

A hidratação é um ponto fundamental na manutenção da saúde e da beleza da pele no inverno. Para isso, a ingestão de água é imprescindível. A redução do tempo de banho também deve ser adotada, com a temperatura da água morna ou fria. Evite também usar muitos produtos químicos na pele do rosto e do corpo, pois isso aumenta a perda da oleosidade natural. Assim que sair do banho, com o corpo ainda quente, passe bastante hidratante ou óleo de hidratação. O uso do filtro solar diário também ajuda a combater o ressecamento.

Tratamentos

Apesar das adversidades que o inverno traz para os cuidados com a nossa pele, existe também algumas vantagens. Como a exposição ao sol é bem mais baixa, é uma época ideal para realizar tratamentos dermatológicos, que são mais eficazes nessas condições. Alguns produtos, como esse, ajudam na cicatrização e diminuem as inflamações causadas pelo ressecamento ou tratamentos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade