Cultura

Artistas feirenses discutem criação de projeto de cotas para músicos locais se apresentarem no São João da Bahia

A idealização das cotas é resultado de uma parceria entre os líderes do Governo e da Oposição os deputados, Zé Neto (PT) e Sandro Régis (DEM), visando a valorização da cultura local

Artistas feirenses discutem criação de projeto de cotas para músicos locais se apresentarem no São João da Bahia Artistas feirenses discutem criação de projeto de cotas para músicos locais se apresentarem no São João da Bahia Artistas feirenses discutem criação de projeto de cotas para músicos locais se apresentarem no São João da Bahia Artistas feirenses discutem criação de projeto de cotas para músicos locais se apresentarem no São João da Bahia

Acorda Cidade

Na tarde de terça-feira (5), os artistas feirenses Cescé Amorim, Paulinho Jequié e Alan Pitta, compareceram ao ato com diversos músicos baianos entre Forrozeiros, Sanfoneiros, Cordelistas e Repentistas para discutir a criação de um projeto de cotas para músicos locais se apresentarem durante o São João da Bahia, na sala da Presidência da Assembleia Legislativa.

A idealização das cotas é resultado de uma parceria entre os líderes do Governo e da Oposição, os deputados Zé Neto (PT) e Sandro Régis (DEM), visando a valorização da cultura local. A ideia é destinar parte da verba da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, exclusivamente, para contratação desses artistas.

Ainda estiveram presentes, Del Feliz, Zelito Miranda, Paulo Góes, Willian Coelho- filho de Adelmário Coelho, Val Macambira, Eugênio Cerqueira, Geruza Guedes, Marquinhos Café, Bruninho, Sheila e representantes da Banda Flor Serena.

Para Zé Neto a iniciativa dos forrozeiros é muito pertinente, a fim de manter o mercado e garantir o crescimento da cultura nordestina, sertaneja e do forró no São João da Bahia. “Eu acho importante demais, não só no aspecto econômico, mas também no aspecto cultural, mantendo os trios forrozeiros, os baiões e as quadrilhas. Essa cultura tem que ser preservada, e a norma também serve pra isso”, disse.

O líder governista destacou a parceria com o líder da oposição Sandro Régis e o Presidente da Casa Legislativa, Marcelo Nilo. “Há uma boa vontade nossa, tanto minha quanto de Sandro, das nossas bancadas, do Presidente da Casa e da deputada Luiza Maia que também apresentou um projeto de 2012. Vamos ver o que a gente faz para compor esses elementos, mas claro que tem a questão da constitucionalidade”, destacou.

O deputado parabenizou os forrozeiros e afirmou que “Com relação aos convênios e as contratações realizadas com o Estado, e onde pudermos intervir tenham certeza que nós vamos trabalhar para dentro da lei fazer o máximo para atender o pleito dos nossos forrozeiros”.