Acorda Cidade

A vacina contra o vírus da influenza, que previne a gripe, está disponível em todas as unidades de saúde de Feira Santana, informou a Secretaria Municipal de Saúde, onde a vacina também pode ser encontrada. Deverão ser vacinadas 127 mil pessoas no município que fazem parte do grupo prioritário, ou seja, a população que tem maior risco de desenvolver as complicações causadas pela doença. A Campanha Nacional contra Gripe teve início na segunda-feira, 4, e prossegue até o dia 22.

Integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade (detentos); os funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão, renal, respiratória, e povos indígenas.

No próximo sábado (9), "Dia D" de mobilização nacional, a abertura oficial será no Lar Franciscano, no bairro Capuchinhos, a partir das 8h. Nesse dia, a vacina também estará disponível em alguns postos extras que serão montados no Boulevard Shopping, nos supermercados G Barbosa, situados na rua Marechal Deodoro e o da Rodoviária, além da SMS.

O imunizante protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Conforme o Ministério da Saúde estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

De acordo com coordenadora da Rede de Frio, da Secretaria Municipal de Saúde, Kátia Ferrais, o tempo frio é propício para a circulação do vírus. “Por isso, as pessoas que compõem o grupo prioritário devem se proteger tomando a dose da vacina o quanto antes para evitar danos à saúde”. Ela diz que é importante as pessoas levarem o cartão de vacinação e o documento de identificação para receber a dose.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde recomenda alguns cuidados simples que podem evitar a doença, como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, principalmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Fonte: Secom