Daniela Cardoso e Ney Silva

O Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), realizou várias atividades nesta terça-feira (28), em comemoração ao Dia Nacional de Controle e Prevenção à Hipertensão Arterial, que oficialmente é dia 26 de abril. O evento não se realizou na data exata por causa da Micareta. A coordenadora do CADH, Andrea Silva, fala sobre os atendimentos oferecidos à comunidade.

“Estamos fazendo uma atividade educativa, de avaliação e orientação com os pacientes, sobre a importância do controle da hipertensão arterial e com aquelas pessoas que não têm a doença, estamos orientando sobre a prevenção para que não venham a adquirir”, afirmou.

Além disso, de acordo com a coordenadora, no local estão sendo feitas avaliações, onde é calculado o IMC pela equipe de enfermagem. O paciente também passa para nutrição, com orientações acerca da alimentação, fisioterapia, com orientações e atividades físicas na unidade, orientação com assistência social  sobre os direitos do paciente e a psicóloga, que está dando orientação sobre o controle da hipertensão para o paciente aceitar a doença e modificar o estilo de vida.

A psicóloga Cássia Carvalho, que trabalha no CADH, participou das atividades. Ela explica a relação entre a psicologia e o controle da hipertensão.

“Nós tentamos desfazer certos hábitos culturais e tentar fazer a pessoa começar a ter hábitos saudáveis, pois a hipertensão ocorre devido a hábitos nocivos que a gente tem, às vezes de modo até indireto. A psicologia procura fazer a pessoa ter consciência que o corpo dela necessita de cuidados. Incentivamos o paciente a ter uma saúde melhor ingerindo mais alimentos crus, verduras, frutas, além de água”, explicou.