Saúde

Doenças cardiovasculares são as que mais matam em Feira, diz Ministério da Saúde

Foram 2.314 internações, em 2013, por doenças cardíacas confirmadas

Laiane Cruz

As doenças cardiovasculares são as que mais matam em Feira de Santana. É o que revelam dados do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde. De acordo com o médico cardiologista, Edval Gomes, que faz parte da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a prevenção ainda é a principal estratégia de combate ao problema.

Leia também: Ação Social leva serviços de saúde para comunidades

O médico, que participa da terceira edição do projeto SBC nos bairros nesta quarta-feira (8), no bairro Aviário, e na próxima sexta-feira (10), na Rua Nova, afirma que as doenças cardiovasculares são a segunda causa de internações em Feira de Santana, em adultos acima de 40 anos. Foram 2.314 internações, em 2013, por doenças cardíacas confirmadas. Em primeiro lugar vem o câncer, com 2.723.

Ainda segundo o cardiologista, em 2013, foram 443 mortes por doenças do aparelho circulatório, já o câncer matou 208 pessoas neste mesmo período. Mortes causadas por tiros, facadas e lesões, entre outras causas externas, somaram 184. “Isto quer dizer que a doença cardiovascular é três vezes mais mortal em nosso município que acidentes, infecções e neoplasias”, salienta.