A Educação Musical obrigatória nas escolas do Ensino Básico será discutida no I Congresso de Educação Musical de Feira de Santana, a ser realizado entre esta quarta-feira (26) a sábado (29), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca. Com o tema “Música na Escola: Entendendo, Vivendo e Capacitando”, o evento é promovido pelo Seminário de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Conforme a coordenadora do Seminário de Música, Doraneide Tosta Limeira, a Lei Federal nº 11.769 que obriga a educação musical no Ensino Básico é um dos motivos da realização do evento. “Existe uma carência musical em nossa cidade. E no congresso iremos discutir, entre outros temas relacionados à música, medidas que venham a atender o que exige a lei”, afirma.
Patrícia Campos Câmara, professora de música do Cuca, diz que a determinação federal é o reconhecimento da música como instrumento de educação. “A música tem o poder de influir na formação educacional do ser humano, pois ela consegue fazer com que as pessoas tenham um olhar mais sensível para o que lhe rodeia. A lei é o reconhecimento desta importância”, salienta.
Além de palestras sobre a nova exigência educacional, o evento contará também com oficinas temáticas e apresentações artísticas. O congresso, que tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, é voltado para professores e estudantes que tenham ligação com a área musical e artística. Asinformações são da Secom.