Daniela Cardoso
Centenas de fiéis participaram da procissão do Fogaréu na noite desta quinta-feira (2) em Feira de Santana. De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, essa procissão atualiza o momento em que os soldados foram com tochas acesas e prenderam Jesus. Além do sentido histórico, Dom Itamar destaca que a procissão significa Jesus Luz do Mundo.
“Por isso que as pessoas vão com luzes acesas, iluminando as trevas, que são as pessoas que vivem na droga, na violência, para que possam deixar as trevas e seguir Jesus”, explicou.
Em algumas cidades a procissão do Fogaréu é iniciada por volta da meia noite. Em Feira de Santana, a procissão foi antecipada e teve início às 20h. Dom Itamar explicou os motivos pelos quais houve essa antecipação.
“Antecipamos todas as celebrações da Semana Santa, inclusive a missa de Páscoa, para facilitar a participação de um maior número de fiéis e também porque estamos vivendo em uma época que precisa de muita prudência devido a insegurança”, afirmou.
O Arcebispo informou ainda que a procissão do Fogaréu é realizada há mais de 100 anos em Feira de Santana e afirmou que nos 20 anos em que participou, sempre houve um número grande de fiéis. Ele destacou a participação de crianças e mulheres este ano.
“Somente o ano passado a procissão não foi realizada devido a greve da polícia militar. Dos 20 anos que participou, esse ano foi o que vi mais mulheres, crianças e jovens. Queremos que toda família participe para que cada um de nós possa ver Jesus Cristo como o caminho, a verdade e a vida”, afirmou.
Cassia Vieira, que participou da procissão do Fogaréu pela primeira vez, fez agradecimentos e pediu a Deus perdão pelos pecados e paz para o mundo.
“Acho importante as mulheres poderem participar também da procissão e estou aqui pedindo pela cura do meu filho e pela saúde do meu irmão. O maior sentimento é sentir o amor do pai em nossas vidas”, disse.
A Procissão do Fogaréu saiu do Hospital Dom Pedro de Alcântara, com destino à Catedral Metropolitana de Senhora Santana, passando pelas igrejas de Senhor dos Passos e Nossa Senhora dos Remédios.
As informações e fotos são do repórter Paulo José do Acorda Cidade




